Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Autor denuncia plágio

Durante décadas, até 2012, os físicos nucleares acreditavam que os núcleos atômicos tivessem formato esférico. Núcleos com número Z= ímpar de protons (ou N=ímpar de nêutrons) poderiam ter um formato ligeiramente achatado. Mas núcleos com Z=par e N=par deveriam ter, obrigatoriamente, formatos perfeitamente esféricos.

Os físicos nucleares chegaram a essa conclusão por dois motivos:

1 – Experiências que medem um fenômeno nuclear, chamado momento quadrupolar elétrico, indicam se um núcleo é esférico, ou não. Se a medida do momento quadrupolar elétrico de um núcleo for zero, então a sua forma é esférica (e isso é uma consequência dos princípios da Física nuclear vigente).

As experiências demonstraram que núcleos com Z=par e N=par tem momento quadrupolar zero e, portanto, segundo a Física nuclear, tais núcleos tinham que ter formato esférico.

2 – Não havia, segundo a Física nuclear, nenhum agente que pudesse deformar tais núcleos com Z=par e N=par, de forma a que eles perdessem a sua forma esférica.

Modelo estava certo

Em 2006, o Bauu Institute Press publicou o livro Quantum Ring Theory, de Wladimir Guglinski, no qual é proposto um novo modelo nuclear, cuja agregação ocorre através de princípios diferentes daqueles que são considerados na Física nuclear vigente – http://www.bauuinstitute.com/index.php?option=com_content&view=article&id=22:quantum-ring-theory-foundations-for-cold-fusion&catid=8:publishing&Itemid=103.

Segundo o modelo nuclear da QRT, núcleos com Z=par e N=par não têm formato esférico. Portanto, segundo a QRT de Guglinski, o modelo nuclear da Física nuclear estaria errado. Na página 136 do livro é explicado por que tais núcleos com Z=par e N=par, apesar de apresentarem momento quadrupolar ZERO, não têm formato esférico.

Obviamente, o artigo de Guglinski, no qual ele propõe seu novo modelo nuclear, jamais poderia ser publicado em uma revista peer review de Física nuclear, pois um revisor não poderia aprovar a publicação de um artigo que propunha um modelo nuclear incompatível com os resultados das medidas do momento quadrupolar elétrico. Por esse motivo, Guglinski publicou sua teoria na forma livro, em 2006.

Em 19 de julho de 2012 a revista Nature, a mais conceituada revista científica do mundo, publicou o artigo “How Atomic Nuclei Cluster”, o qual expõe os resultados de experiências que provam estar errado o modelo nuclear considerado, até então, correto. Os resultados experimentais demonstraram que núcleos com Z=par e N=par, como 4Be8, 8O16, 10Ne20 não têm formato esférico. Portanto, o modelo nuclear proposto na Quantum Ring Theory estava certo e os modelos nucleares da Física Nuclear vigente estão errados.

Revista ignora direito de resposta

Mas os autores do artigo publicado na Nature teriam que justificar esse comportamento estranho desses núcleos com Z=par e N=par. Afinal, como eles apresentam momento quadrupolar elétrico nulo, então como podem eles não ter formato esférico? Bem, a explicação dos autores do artigo da Nature foi a mesma explicação proposta na página 136 do livro Quantum Ring Theory, publicado seis anos antes. Portanto a revista Nature publicou um artigo com um evidente plágio, o que é considerado inadmissível em se tratando de uma revista com a sua reputação.

Guglinski notificou o editor-chefe da Nature, Philip Campbell, do plágio e solicitou que na próxima edição da revista fosse publicada uma nota, esclarecendo:

a) que a forma não-esférica de núcleos com Z=par e N=par já tinha sido prevista por uma teoria publicada em 2006;

b) que nesta teoria a explicação (para justificar por que tais núcleos apresentam momento quadrupolar nulo) era a mesma explicação proposta no artigo publicado pela Nature em julho de 2012.

O editor-chefe da Nature se recusou a publicar a nota esclarecedora.

O plágio é descrito neste link da Zpenergy: plagiarism in the journal Naturehttp://www.zpenergy.com/modules.php?name=News&file=article&sid=3402

***

[Wladimir Guglinski é engenheiro, Juiz de Fora, MG]