Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Hackers atacam sites israelenses

A ameaça de Israel de cortar todos os serviços de telecomunicações na Faixa de Gaza levou o grupo de hackers Anonymous a lançar um ataque contra sites do país. Segundo o grupo, a campanha batizada “OpIsrael” foi iniciada na quinta-feira e alterou ou tirou do ar pelo menos 550 páginas ligadas ao governo, a partidos políticos, empresas e outras instituições israelenses, colocando em seu lugar mensagens de apoio aos palestinos.

“Por muito tempo o Anonymous ficou junto ao resto do mundo e observou em desespero o tratamento bárbaro, brutal e desprezível dado ao povo palestino nos chamados 'territórios ocupados' pela Força de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês)”, diz comunicado do grupo. “Mas quando o governo de Israel ameaçou publicamente cortar a internet e todas as telecomunicações em Gaza, ele passou do limite. Como o ex-ditador do Egito Mubarack (sic) aprendeu da maneira mais difícil, nós somos o Anonymous e ninguém desliga a internet na nossa guarda. Damos este alerta uma única vez para a IDF e o governo de Israel.”

Ao vivo

O grupo de hackers também informou ter liberado uma cartilha com instruções para a população de Gaza que detalha maneiras alternativas de se comunicar se o governo israelense cumprir a ameaça. Ainda de acordo com os hackers, entre os sites atacados estavam o do Banco de Jerusalém e o do Ministério de Relações Exteriores, cujo banco de dados teria sido apagado. O governo de Israel, no entanto, negou as informações.

Enquanto isso, as Forças Armadas de Israel voltaram a incluir em seu blog um sistema de premiação aos visitantes. Batizado “IDF ranks”, o “jogo” fornece uma patente virtual aos internautas que mais interagem com o blog. Segundo os militares israelenses, o sistema foi desligado temporariamente devido ao grande tráfego depois que o site começou a transmitir ao vivo as operações militares contra o Hamas na Faixa de Gaza.