Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Regina Lima

“Motivada pela manifestação enviada à ouvidoria no dia 20 de janeiro pelo leitor Marcelo Torres, o tema da coluna desta semana é a cobertura feita pela Agência Brasil da visita ao país pela blogueira cubana Yoani Sánchez, que foi pontuada por protestos em alguns lugares e muitos comentários na imprensa.

De acordo com nosso leitor: 'Nas matérias sobre a blogueira cubana, mais uma vez a cobertura da Agência Brasil se iguala à cobertura da mídia privada […]. Existem muitos eixos ‘esquecidos’ pela imprensa privada que poderiam ser explorados pela ABr. Vamos a alguns:

1 – A blogueira é jornalista mesmo, como vocês a chamaram? Creio que não, pois ela não se formou em nenhuma faculdade de comunicação nem atua em imprensa. Mas seria preciso checar.

2 – Quais são mesmo as propostas e ideias dela? Ninguém conhece um texto dela com mais do que 20 linhas. […] Por que não explorar as ideias gerais dela?

3 – ‘Saídas negadas’. Alguém escreveu e todo mundo está repetindo que ela tentou 20 vezes sair de Cuba e não conseguiu. Mas ela já morou na Suíça, e foi há pouco tempo. Por que não checa isso?

4 – Quem paga as despesas, que não são poucas, desse tour que ela fará pelo mundo [12 países]? (…) Ela [a blogueira] disse que foram promoções em sites etc. e tal [será?]. Já sobre a matéria assinada por Ivan Richard [1], há que se perguntar: ela foi mesmo ‘hostilizada’? O termo é esse? […] A imprensa privada, a pretexto de defender as ‘liberdades’ que a blogueira diz defender, parece querer impedir manifestações. Isso é liberdade? A liberdade só vale para quem é contra Cuba? … Outra coisa: a blogueira não foi impedida de assistir ao filme na Bahia, como diz a matéria … A organização do evento é que cancelou, com medo dos protestos. Nessa matéria, a ABr poderia ouvir [pluralidade] o outro lado [o de quem protesta, por que protesta]. As aspas ficaram apenas com um lado da questão.

E que história é essa de que só a recebeu o pessoal da oposição? Suplicy foi quem mais a protegeu. Contra a blogueira e a favor dela tem gente na situação e na oposição. … Aliás, por falar neles, a ABr poderia dar nome aos bois, ou pelo menos alguns deles: Jair Bolsonaro [novo arauto das liberdades], Ronaldo Caiado [graaaande democrata], N. Marchezan Filho [DEM] etc.'.

Quando desembarcou no Brasil no dia 18 de fevereiro, o objetivo declarado pela cubana Yoani Sánchez era, além de passear, de participar em debates sobre a liberdade de expressão no seu país e assistir à exibição do documentário Conexão Cuba Honduras, no qual ela aparece. O responsável pelo filme, o ativista baiano Dado Galvão, filmou Yoani e outros dissidentes cubanos em uma viagem que fez a Cuba em dezembro de 2009 como convidado do Universo Audiovisual de Crianças e Adolescentes da América Latina (Unial), onde ele apresentou outro documentário seu, com a participação de Zilda Arns, sobre o trabalho da Pastoral da Criança no interior baiano. A filmagem de Yoani e os outros foi feita sem a permissão do governo cubano.

Em resposta, no dia 28 de fevereiro, a Diretoria de Jornalismo informou: 'A Agência Brasil reportou a passagem da cubana Yoani Sánchez de forma equilibrada, ouvindo os dois lados, de defensores de sua vinda ao país e de manifestantes contrários a essa visita, inclusive com aspas. As informações que constam das matérias da agência foram checadas pelo repórter. Levaremos em consideração suas observações em coberturas futuras.'

De acordo com o levantamento realizado no site da ABr, foram localizadas nove matérias sobre o assunto. Desse total, seis foram publicadas antes da visita da blogueira ao Brasil e três durante sua passagem pelo país. Além das matérias sobre a visita serem poucas, reparamos que todas as matérias fazem referência a Yoani Sánchez como sendo uma blogueira e jornalista que representa uma das principais vozes de oposição ao governo cubano, sem abordar aspectos mais detalhados acerca do histórico da blogueira, o que ela defende, quais os motivos que a levaram a adotar tal posicionamento, quem são e por que existem pessoas contrárias aos pensamentos dela, qual o interesse público no fato, entre outros.

As questões levantadas pelo leitor são as mesmas que Yoani enfrentou nos lugares por onde andou no Brasil. Quem arcou com as despesas da viagem, por exemplo? Nas matérias publicadas pela Agência Brasil essa informação não aparece, mas a resposta da blogueira está disponível em uma notícia publicada pelo Portal da EBC, onde ela diz que sua viagem mundial é financiada por apoiadores na internet e organizações que a convidaram para debates. [2]

Outros pontos questionados pelo leitor também receberam atenção no portal em notícias, vídeos e áudios: a participação dos deputados Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado na recepção da blogueira na Câmara dos Deputados em Brasília e a versão da União da Juventude Socialista  (UJS) sobre a manifestação em Feira de Santana que resultou no cancelamento da exibição do filme.

Contudo, as respostas às perguntas feitas pelo leitor se prestam a várias interpretações, de acordo com a perspectiva de cada um. Para os defensores do regime cubano, a resposta da blogueira sobre quem financiou a viagem não passa de uma máscara para esconder os  'verdadeiros' interesses por trás da disseminação das mensagens da dissidente cubana: o imperialismo norte-americano, a CIA, os donos dos veículos da mídia privada, os políticos de direita, etc. Para outros, os principais locais e eventos onde ela se apresentou no Brasil – livrarias, auditórios, sedes de jornais e emissoras de televisão – são típicos da recepção dada a intelectuais e formadores de opinião e não dependem de grandes despesas. Para os críticos, os contatos com políticos da oposição e representantes da grande mídia provam que ela é uma voz a serviço das forças conservadoras.

Enfim, a validade da aplicação da liberdade de expressão, independentemente das posições ideológicas, passou despercebida na cobertura dada pela Agência Brasil e pela imprensa em geral.

1- http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-02-20/visita-de-blogueira-cubana-provoca-tumulto-na-camara

2 – http://www.ebc.com.br/noticias/politica/galeria/videos/2013/02/yoani-sanchez-diz-que-sua-viagem-e-financiada-pela-internet”