Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

A revolucionária TV hiperlocal via Web


Os habitantes da pequena cidade da Temecula, no sul da California, participam de uma experiência inédita em matéria de televisão, que pode mudar os nossos conceitos sobre transmissão de imagens em comunidades com até 100 mil moradores.


A emissora local KZSW colocou sua programação no site You Tube, dando a volta por cima em limitações técnicas e jurídicas relacionadas à instalação de antenas e transmissores, bem como abrindo uma brecha no sistema legal sobre concessão de frequências.


A iniciativa da KZSW sinaliza um novo caminho para emissoras locais de televisão que podem testar um novo modelo de comunicação com a audiência, sem necessidade de investimentos milionários em infraestrutura técnica e nem depender de conchavos políticos para obter uma permissão para transmitir.


A programação da emissora pode ser acessada segundo a vontade do espectador, pelo sistema on demand (por encomenda). Assim não há uma sequência pré-determinada de programas, além disso o usuário pode escolher um pacote de programas que estará disponivel no dia e na hora desejada.


Outra novidade é o fato dos espectadores poderem comentar os programas e notícias assistindos, trocando opiniões com os autores e também com outros espectadores, como se estivessem lendo um weblog como o Código.


A grande restrição da proposta ainda é a exclusão digital, pois os espectadores necessitam de banda larga para acessar a internet onde se encontram os programas da chamada TV hiperlocal, que ainda é um privilégio de comunidades afluentes.


Kevin Page, o diretor da KZSW anunciou uma outra iniciativa não menos inovadora. Ele pretende transformar as torres repetidoras de sinais de televisão na área de Temecula em pontos de transmissão de internet via rádio para os 90 mil moradores da região. As operadoras telefônicas estão interessadissimas no negócio.


O caso da emissora do sul da Califórnia mostra que existem soluções técnicas possíveis e de baixo custo para a criação de emissoras de TV voltadas para as pequenas comunidades. Ainda não existe nenhum estudo mais detalhado sobre o preço de um projeto como este, mas dá para imaginar que ele é infinitamente mais barato do que a montagem de um transmissor convencional de TV.


A migração da produção em vídeo para a internet começa a indicar que a futura televisão digital poderá ser uma fusão da Web como da TV num canal multimídia de comunicação. Na área jornalística isto já é quase uma realidade.


A produção de programas e de noticiários locais é unanimemente considerada pelos estudiosos da imprensa mundial como o grande nicho inexplorado de cobertura jornalística. Este segmento do mercado tende, portanto, a atrair cada vez mais a atenção dos profissionais, o que pode ser uma alternativa para o desemprego entre os jornalistas atingidos pelos cortes das grandes empresas de comunicação.