Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A formação do consenso

[do release da editora]

Inaugurando a coleção ‘Teses Premiadas’, nova linha editorial da Editora UNESP, A Boa Escola no discurso da mídia investiga o modo como a lógica do marketing e as disputas no campo jornalístico levam à construção de um conceito de ‘boa escola’ no discurso midiático. E revela a construção de uma rede de legitimidade para as propostas de reforma educacional que encontram seu lado institucional nos projetos levados adiante pelo Ministério da Educação durante a gestão de Paulo Renato de Souza.

Utilizando a revista Veja como fonte documental, o historiador Geraldo Sabino Filho percorre 243 matérias publicadas entre 1995 e 2001 e expõe os motivos que levaram ao crescimento das notícias sobre educação na imprensa brasileira nesse período. Discute desde a própria cultura da mídia e o consumo de bens simbólicos até as transições de alguns atores importantes do campo educacional (que o autor diferencia do campo universitário) para o campo jornalístico na formatação da rede de legitimidade, passando pela análise das matérias publicadas em Veja.

Descobrimos com A Boa Escola no discurso da mídia que se formou um consenso acerca do ideal da ‘boa escola’, que foi normatizado pelo Estado brasileiro e vulgarizado pela imprensa. Assim, desvenda um mecanismo importante para a discussão política, já que ‘o slogan boa escola, apropriado e reconvertido pelos atores da rede de legitimidade, obriga os atores situados fora dessa rede a criar alternativas para subverter esse campo’. Alternativas a uma rede de legitimidade que, ‘reconhecidamente, criou um consenso pedagógico que confirma a sua ortodoxia no campo educacional brasileiro’.

Os melhores trabalhos produzidos nos Programas de Pós-graduação da UNESP estarão disponíveis ao público com a linha editorial ‘Teses Premiadas’. Publicando as teses e dissertações mais significativas em Ciências Humanas da Universidade Estadual Paulista, a Editora Unesp torna mais acessível o conhecimento que é construído hoje e incrementa o seu papel mediador entre a produção acadêmica e a sociedade. Os temas abordados pertencem ao campo da Educação Educação Escolar, Educação para Ciência e Educação Matemática), Letras e Artes (Estudos Literários, Lingüística, Língua Portuguesa, Artes e Música), Geografia, História, História Econômica, Sociologia, Psicologia e Filosofia, Ciências Sociais, Direito, Serviço Social, Comunicação.

O autor

Geraldo Sabino Ricardo Filho é professor de História na rede estadual paulista há mais de 15 anos. Defendeu seu mestrado na área de Educação na UNESP, campus de Araraquara (SP).