Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Jornais divulgam dados confidenciais de assinantes

O Boston Globe e o Worcester Telegram&Gazette, títulos de Massachusetts que pertencem ao grupo New York Times Co., afirmaram na terça-feira (31/1) que tiras de papel contendo nomes e números dos cartões de crédito de cerca de 240 mil assinantes foram acidentalmente repassadas junto com pacotes da edição do Telegram&Gazette de domingo (29/1) em Worcester, como noticiam a Editor & Publisher [31/1/06] e o Guardian [2/2/06]. As tiras foram usadas para amarrar os blocos de jornais. Nelas, também havia informações de 1.100 assinantes do Telegram&Gazette que pagam com cheque.


Os jornais foram notificados do incidente na segunda-feira (30/1) por uma atendente de uma loja de conveniência, que percebeu os números. Somente no fim do dia funcionários das empresas confirmaram que as informações eram realmente números de cartões de crédito e débito. Os gerentes ficaram sabendo da violação de segurança apenas na terça-feira (31/1). ‘Nós valorizamos profundamente a confiança que nossos assinantes têm por nós e estamos trabalhando atentamente para reparar esta situação infeliz’, informou Richard H. Gilman, publisher do Boston Globe. ‘No Telegram&Gazette também foram tomadas medidas internas para aumentar a segurança em relação aos números de cartões de crédito’, completou.


Ambos os jornais abriram investigações sobre os procedimentos para lidar com informações confidenciais dos assinantes. Artigo publicado na quarta-feira (1/2) no Globe informava que o jornal ‘aumentou a segurança no sistema dos computadores para permitir a impressão de apenas os quatro últimos dígitos dos cartões’. Já o Telegram&Gazette parou de usar papel reciclado que continha dados dos assinantes.


O incidente aconteceu quando relatórios internos foram usados inadvertidamente como papel reciclado para imprimir as tiras que embalam blocos de jornais. As empresas disponibilizaram um número de telefone especialmente para resolver possíveis problemas que clientes possam ter com o cartão de crédito.