Thursday, 31 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Projeto da Globo.com leva o estilo CARAS para o mundo dos blogs

Depois do feriadão da Independência entra no ar o projeto BlogLog com o qual a Globo.com pretende explorar o filão dos blogs assinados por ricos e famosos, a maioria dos quais desfila semanalmente nas páginas da revista CARAS (também em versão online) e no programa Fantástico.


 


A versão beta do BlogLog, na Web desde o final de agosto, conta com 150 blogueiros, quase metade deles artistas e celebridades globais. O projeto segue a linha do Gawker,  um site de celebridades novaiorquinas e também um portal de acesso a 14 blogs individuais, entre os quais se encontram o Wonkette (crônica social) e o Gizmodo (novidades tecnológicas) , dois campeões de visitas na blogosfera mundial.


 


O projeto da Globo.com vai dar 80% da receita publicitária de cada blog para o seu autor e é a maior aposta já feita por um dos grandes grupos de mídia no Brasil no universo dos blogs.


 


Ainda é muito cedo para dizer se o BlogLog vai dar certo ou não. Tudo vai depender dos blogueiros convidados, cujo total deve subir para 218 ou mais conforme previsão do blog Baguete, produzido por um grupo de publicitários gaúchos.


 


A Globo aposta no carisma pessoal  de nomes que freqüentam novelas e o Fantástico para atrair visitantes para sua nova página. Mas os globais e personalidades vão ter que produzir textos regularmente para gerar visitantes fiéis e isto vai dar trabalho adicional para quem já tem uma agenda bastante carregada.


 


Produzir textos para blogs exige algumas habilidades que a maioria das personalidades do time do BlogLog ainda não teve tempo de adquirir. A principal delas é a assiduidade na postagem de textos e na conversa com os leitores. Mesmo que muitos dos autores contratem redatores, o grande desafio será achar o estilo mais pessoal, que é o grande atrativo dos blogs de personalidades.


 


O voyeurismo implícito na mentalidade Caras provavelmente não será clonado no BlogLog porque os autores terão o controle dos textos postados e a maioria deles segue o padrão bem comportado. As exceções devem ficar por conta de figuras como a promotora de marketing  Fani Pacheco, que postou vídeos com cenas de sua participação do Big Brother Brasil 7.


 


Os comentários devem ser outro desafio para os autores do projeto. Caso eles sejam administrados, é inevitável uma pasteurização e a eliminação de críticas mais contundentes. Mas será interessante observar qual será a reação dos autores à quase certa tentativa de muitos leitores de estabelecer uma conversa, via comentários, com atores globais.


 

A estratégia das organizações Globo de aumentar a aposta corporativa no mundo dos blogs ainda é uma grande incógnita do ponto de vista do retorno do investimento. Mas ela está ocupando espaços num momento em que outras empresas de midia, como O Estado de São Paulo promovem desastradas campanhas de descrédito dos blogs.