Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Secretária cara-de-pau

Há pouco mais de três anos, os Estados Unidos passaram como um trator por cima do Conselho de Segurança (CS) da ONU e invadiram o Iraque.


Agora, a propósito da recusa do Irã de suspender o seu programa de enriquecimento de urânio e da eventualidade de o CS adotar sanções contra o país, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice deixou para a história a seguinte declaração, comentada hoje pela mais cáustica colunista da grande imprensa americana, Maureen Dowd, do New York Times:


‘O Conselho de Segurança é a primeira e mais importante instituição para a manutenção da paz, estabilidade e segurança, e não pode ter a sua palavra e a sua vontade simplesmente ignoradas por um Estado-membro’.


Mesmo para os padrões de um dos mais cínicos governos da atualidade, que falseia compulsivamente a verdade sobre as origens e os desdobramentos da catástrofe iraquiana, a cara-de-pau da doutora Condoleezza Rice é qualquer coisa de espantoso.


O seu chefe, amigo e admirador George W. Bush deve estar se ralando de inveja.


***


Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.