Saturday, 18 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Livro sobre mídia brasileira é publicado na França

A tese de doutorado Média de Source – un nouvel acteur sur la scène journalistique brésilienne (Mídia das fontes – um novo ator no cenário jornalístico brasileiro) defendida pelo jornalista e servidor do Senado Federal Francisco Sant´Anna em outubro de 2007, na Universidade de Rennes 1, acaba de ser editada em livro pelo Senado da República Francesa.

O livro, que ganhou o subtítulo ‘Un regard sur l´action médiatique du Sénat fédéral du Brésil’ (Um olhar sobre a ação midiática do Senado Federal do Brasil), é resultado da premiação que a tese obteve no concurso Le Prix de Thèse du Sénat – 2008 e integra a coleção ‘Les documents de travail du Sénat, 2009′.

O estudo analisa o fenômeno muito peculiar ao Brasil que foi o surgimento de meios de comunicação de massa mantidos e operados por atores sociais e institucionais percebidos pela imprensa como fontes de informação. Os exemplos são vários: desde as rádios comunitárias mantidas pelo MST até a Rádio Verde Oliva, do Exército, das mídias religiosas às parlamentares, das mídias universitárias às do Poder Judiciário. Um estudo de caso foi dedicado às mídias do Senado Federal (rádio, jornal, TV, agências escrita e radiofônica) e aos seus profissionais. Perfil social, rotinas profissionais, valores jornalísticos, critérios editoriais e a influência sobre a imprensa comercial e seus jornalistas são alguns dos enfoques aplicados.

Informações sobre encomenda

Ainda não há uma previsão para o lançamento do livro em português. Trabalho preliminar foi publicado no livro Mídias das Fontes: o difusor do jornalismo corporativo, editado pela Casa das Musas.

O prefácio da versão francesa é de autoria do professor Denis Ruellan e está disponível para leitura no http://www.surlejournalisme.com/2009/04/26/medias-de-source/#more-602 do portal sur le journalisme.com. Informações sobre a encomenda do livro podem ser obtidas no endereço http://chicosantannaeainfocom.blogspot.com/