Thursday, 13 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1291

Blogs ‘psicografam’ políticos já falecidos


Os políticos brasileiros encontraram um jeitinho muito particular de trazer para a crise atual, pela via dos weblogs, dois dirigentes partidários que já morreram. O ex-governador Leonel Brizola e e o ex-ministro Sérgio Motta são usados nos blogs Diário do Velho Caudilho, Agora do Outro Lado e Serjão Comenta do Céu como fonte de inspiração para mensagens com interesses bem terrenos.


Os autores dos dois blogs não assumem publicamente a sua identidade mas a leitura dos textos postados nas últimas semanas mostra que estão muito por dentro da crise do mensalão e aproveitam, cada um de seu jeito, para mandar recados políticos com endereço certo e origem desconhecida.


O Diário do Velho Caudilho, deve ser editado por uma pessoa muito próxima da direção do PDT e também muito ligada a Brizola, porque está bem informado sobre o que acontece dentro do partido do ex-governador gaúcho e interpreta com grande verossimilhança as posições que o ex-governador assumiria, caso estivesse do ‘lado de cá’.


Esta semana, o blog deu a entender que o PDT pode se reaproximar de Cesar Maia, apesar do violento antagonismo entre o atual prefeito do Rio e Brizola. O velho caudilho sempre foi extremamente pragmático em matéria de política, esquecendo velhas rixas sempre e quando vislumbrasse algum lucro eleitoral numa reconciliação.


Já o blog do Serjão, usa o anonimato para mandar mensagens nada cifradas para militantes do PSDB, como o senador mineiro Eduardo Azeredo, aconselhado a renunciar ao cargo de presidente do partido. Azeredo está sob suspeita de envolvimento nos negócios de Marco Valério.


São dois blogs muito úteis para raposas políticas interessadas em detectar mudanças de humor dentro do PDT e do PSDB. Também pode ser uma arma muito eficaz para ‘plantar’ informações, graças ao anonimato dos autores. Se a moda pegar, o PMDB pode vir a ter um blog do falecido deputado Ulysses Guimarães, e o PFL pode recorrer à mística do também deputado Luis Eduardo Magalhães. Ambos são personagens de textos no Serjão Comenta do Céu.  


O uso de personagens já falecidos é mais um sintoma de que os blogs vão dar o que falar nas eleições de 2006. Aqui no Brasil, os políticos começam lentamente a despertar para o fenômeno, mas nos Estados Unidos, eles tentam impedir a regulamentação do uso dos blogs durante processos eleitorais. Tanto os republicanos como os democratas estão gostando muito da liberdade e o baixo custo que a internet oferece nas campanhas políticas.


 Aos nossos leitores: Serão desconsiderados os comentários ofensivos, anônimos e os que contiverem endereços eletrônicos falsos.