Monday, 24 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Como os weblogs estão mudando o jornalismo online


É quase impossível prever o futuro do jornalismo na Internet sem levar em conta o fenômeno dos weblogs. Isto ficou bem claro na polêmica entre profissionais e acadêmicos norte-americanos sobre o balanço de uma década de jornalismo online. A mídia evoluiu muito pouco em relação às expectativas criadas em 1995. Em compensação os blogs estão mudando os hábitos informativos dos consumidores de noticias. (ver detalhes na edição de 12/4 do Observatório).


Eles estão abrindo o espaço da comunicação e da informação para milhares de pessoas que antes eram meras expectadoras do jogo da notícia. A grande imprensa já não está mais sozinha neste espaço. Os blogs estão também por trás de uma novidade revolucionária: a informação agregada, ou o jornalismo de agregação, um nome esquisito em português porque é a tradução mecânica do inglês. Em poucas palavras é o jornal dos jornais, a review das reviews, a síntese das sínteses.


Trata-se do antídoto que está sendo desenvolvido por blogueiros autônomos para a síndrome da indigestão informativa. Estão se multiplicando as páginas de critica das críticas de livros, filmes, músicas etc. Elas permitem que os leitores continuem informados sem ter que passar o dia inteiro pendurado na Web. O tema é complexo e voltaremos a ele, com mais detalhes.