Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Ferramentas para jornalistas blogueiros


Uma das coisas que saltam à vista quando se monitora a blogosfera é a quantidade de softwares em desenvolvimento no mundo e que visam a aumentar a eficiência do jornalismo autônomo, também chamado como cidadão, pessoal ou individual. São muitas designações para uma mesma atividade: a coleta, processamento e distribuição de informações através de weblogs pessoais.


Quatro projetos estão atraindo a atenção dos blogueiros e dos investidores. O serviço de compartilhamento de buscas na Web, que atende pelo curioso nome de Del.icio.us, generalizou o uso do que os norte-americanos chamam de social bookmarking. As pessoas compartilham os resultados de buscas na web através do programa, o que acaba sendo uma mão na roda para quem trabalha com um tema preferencial. Você disponibiliza os resultados obtidos e sabe o que dezenas de outras pessoas estão pesquisando online sobre o mesmo assunto.


Para quem estiver interessado, por exemplo, em jornalismo autônomo com ênfase em questões comunitárias e de cidadania, há um endereço especializado em buscas sobre este tema. A popularidade do Del.icio.us cresceu tanto que já começaram a surgir grupos setorizados de compartilhamento de buscas, como o Connotea , de pesquisas acadêmicas. Aqui no Brasil existe o Linkblog , mais voltado para informações de tecnologia e informática.


Mais ou menos na mesma linha de pesquisa compartilha está o Center for Cooperative Research , cuja principal preocupação é ajudar os blogueiros a contextualizar informações e notícias através de um banco de dados desenvolvido de forma coletiva. O centro oferece também uma série de ferramentas para quem deseja praticar o jornalismo autônomo.


A grande expectativa é o lançamento antes do fim do ano do projeto NewsTrust , que pretende oferecer, entre outras coisas, um sistema de aferição de credibilidade de fontes de informação na Web. Pode ser a tábua de salvação para jornalistas/blogueiros que são obrigados a gastar horas checando informações. A credibilidade é o grande Calcanhar de Aquiles da blogosfera e se o projeto der certo, espera-se que fique muito mais fácil separar o joio do trigo, na Web.


Toda esta gama de softwares segue a linha aberta pelo RSS (Rich Site Summary ou também Real Simple Syndication), um programa que está completando dois anos de existência e que permite a atualização em tempo real das informações mais recentes publicadas, principalmente em blogs. Basta você selecionar os endereços a serem monitorados e toda a informação é trazida automáticamente para o seu computador. Mais detalhes sobre o RSS no site brasileiro Rssificado .