Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Arquivos: Código Aberto

Os (graves) riscos da comercialização de conteúdos jornalísticos

O relatório The State of the News Media 2013 (A situação da imprensa, edição 2013) produzido pelo Projeto pela Excelência no Jornalismo constata uma tendência no jornalismo norte-americano que é muito mais preocupante do que as estatísticas sobre queda de receita, desemprego, fuga de leitores e fechamento de jornais nos Estados Unidos. Trata-se do fenômeno […]

Abertura, a palavra mágica dos reformadores de jornalismo

Jornalismo aberto (Open Journalism), Jornalismo de Fontes Abertas (Open Source Journalism) e agora também a Noticia Aberta (Open News) são algumas das iniciativas que transformaram a a transparência e abertura na produção de notícias na grande meta das organizações e indivíduos interessados em adequar o jornalismo à era da internet. O jornal inglês The Guardian […]

Novas perspectivas no velho debate sobre regulamentação

O secular dilema entre liberdade de expressão e direitos individuais começa a ser discutido num novo contexto, particularmente no caso da relação entre empresas de comunicação e a infância e adolescência. É o que foi possível vislumbrar nas entrelinhas dos debates ocorridos durante o Seminário Internacional Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento, que […]

Baixaria em comentários online agrava distorções informativas

Os comentários grosseiros e ofensivos em páginas informativas na Web têm uma influência muito maior do que se imagina na formação de opiniões, pois a baixaria online é causa e consequência do tipo de informação publicada em blogs, redes sociais e sites noticiosos. Este fenômeno aumenta a polêmica em torno da complexidade da circulação de […]

O filme ‘No’ e a crise no jornalismo

O jornalismo contemporâneo está no meio de um grande conflito: entre os que têm medo de mudar e os que apostam tudo na mudança. Até aí nada de novo. A questão é qual o limite do medo e qual o risco embutido na aposta? A tendência dos profissionais mais experientes é preferir alternativas seguras e […]

Realidade digital e a revisão dos valores do jornalismo

Será que o jornalismo deve mudar suas normas e valores ou simplesmente acomodar-se aos novos tempos da internet? Esta polêmica pergunta foi feita pela professora Eugenia Siapera num artigo publicado no jornal britânico The Guardian, no qual ela não faz suspense sobre a sua resposta. A questão é polêmica porque envolve toda uma revisão sobre o papel do jornalismo na […]

Paradoxos na busca de um novo modelo de negócios para o jornalismo

Enquanto os brasileiros se preocupavam com carnaval, dois fatos sacudiram o ambiente jornalístico na internet porque contrariam fenômenos que pareciam irreversíveis: o fechamento da mais inovadora experiência norte-americana de jornalismo hiperlocal; e o anúncio de que quatro jornais impressos dos Estados Unidos conseguiram interromper a sangria financeira que ameaçava a sua sobrevivência. Dois fatos que […]

Anúncio camaleão mistura informação e publicidade

Você provavelmente ainda não ouviu falar dessa expressão, mas ela é o novo jargão para representar uma sofisticada técnica de disfarçar publicidade como se fosse jornalismo. Tecnicamente a prática é conhecida como Native Ads e está sendo usada largamente pela maioria das agências de publicidade que atuam na internet. [A tradução de Native Ads é […]

A estratégia midiática do crime organizado

A onda de atentados registrada em Santa Catarina desde a semana passada (27/1-3/2) tem todas as características de uma resposta midiática do crime organizado a um evento que praticamente passou despercebido pela imprensa.  No dia 18 de janeiro, agentes prisionais do Presídio Regional de Joinville atacaram com balas de borracha e jatos de gás pimenta […]

O jornalista, entre a multidão e os algoritmos

A vida de um repórter pode ter sido facilitada pelos novos gadgets eletrônicos e pela internet, mas se olharmos pelo lado da busca de informações, o seu trabalho ficou muito mais complexo, para dizer o mínimo. No jornalismo tradicional bastava entrevistar a vítima, o agressor, a polícia e os advogados para reunir o material essencial […]

Parceria sociedade-imprensa e a segurança em boates

O jornal O Estado de S.Paulo mexeu numa abelheira ao pedir que seus leitores denunciem problemas de segurança em casa noturnas, prometendo investigar os casos apontados. Em tese o jornal adotou uma solução conhecida como crowdsourcing, ou seja, recorrer à sociedade para investigar um caso cujas dimensões superam a capacidade da redação de apurar todos os […]

A notícia como “gatilho” da comunicação

[A continuação de um debate] “(As) notícias podem e devem ser o ponto de partida e não de chegada.” Esta foi a frase usada pelo leitor Lucio Lambranho para mostrar a diferença entre o jornalismo profissional e o praticado por amadores, questão levantada no debate proposto no texto “Somos todos jornalistas. Será possível?“. Outros oito […]

Somos todos jornalistas. Será possível?

O número de usuários da rede social Facebook já bateu em um bilhão de pessoas. A quantidade de blogs existentes na internet provavelmente já passou dos 200 milhões de páginas. E o site de vídeos YouTube recebe por segundo o equivalente a uma hora de imagens produzidas por amadores e profissionais. São números como esses […]

O preço da credibilidade nos blogs de jornais

O maioria dos jornais adotou em massa a solução dos blogs autorais como forma de personalizar conteúdos informativos a baixo custo, mas agora os editores começam a ter dores de cabeça com a cobrança de rigor jornalístico por parte de leitores. Este é o teor do desabafo do ombudsman do The Washington Post, Patrick Pexton, que constatou […]

O fim da hegemonia da pirâmide invertida

A técnica da pirâmide invertida usada por 10 entre 10 jornalistas está com seus dias contados como recurso hegemônico para organizar as informações de uma notícia ou reportagem. É que a disseminação do uso da internet provocou uma mudança nos hábitos de consumo de informações e também na forma como as pessoas organizam as preocupações […]

Blogs jornalísticos independentes testam acesso pago

Blogueiros de todo mundo estão acompanhando a experiência do norte-americano Andrew Sullivan, que decidiu abandonar a proteção de um portal para aventurar-se num voo solo sem a rede de proteção da publicidade comercial. Sullivan não é o primeiro a optar pela autonomia total ,mas é o pioneiro na tentativa de manter um blog informativo usando […]

Ausência de cobertura local debilita a democracia

Com a crise no modelo de negócios das empresas jornalísticas, um dos primeiros setores a sentir os efeitos dos cortes foi o do noticiário local — gerando uma lacuna que impede o monitoramento de vereadores, deputados e senadores pelos seus eleitores. A esperança era que os milhares de blogs, twitters e integrantes de redes sociais […]

O jornalismo pós-industrial – parte 2

O documento "Jornalismo na era pós-industrial", sobre o qual conversamos no post anterior é bem mais complexo do que parece a uma primeira vista e toca em pontos que merecem um detalhamento porque podem servir de base para a revisão de uma série de conceitos e valores incrustados há décadas na atividade jornalística. Para começar, […]