Tuesday, 28 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

Você votaria em Fernando Henrique?

Não é o que parece.


O título vem a propósito de uma iniciativa da revista americana Foreign Policy e da britânica Prospect. Elas resolveram promover a quatro mãos um concurso inusitado para a escolha dos cinco intelectuais públicos mais influentes do mundo.


Intelectual público, como se sabe, é o cientista, pensador, artista ou criador de cultura que desce da torre de marfim para se engajar nos debates sobre as questões de interesse geral do seu tempo. Ou seja, aparece na mídia e faz política, em qualquer sentido da palavra.


Da lista de 100 nomes selecionados pelas revistas, o leitor deve indicar cinco – ou, se quiser, pode ignorar a lista e votar em outros ‘intelectuais engajados’, como se dizia nos velhos tempos.


Da relação, os mais conhecidos dos brasileiros decerto são o linguista americano Noam Chomsky, o teólogo alemão Joseph Ratzinger (papa Benedito XVI), o escritor italiano Umberto Eco, o historiador britânico Eric Hobsbawm, o colunista americano Paul Krugman, a autora americana Camille Paglia e o novelista indiano-britânico Salman Rushdie.


Apenas quatro latino-americanos estão entre os 100: o historiador mexicano Enrique Krause, o escritor peruano Mario Vargas Llosa, o economista seu conterrâneo Hernando de Soto – e o sociólogo e ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso. Os argentinos devem estar uma fera.


A lista completa e a urna digital estão na página da internet http://www.foreignpolicy.com/story/cms.php?story_id=3249


A votação termina à meia-noite de hoje. Os resultados saem em novembro. Comentários de leitores deste blog não têm prazo para terminar.


***


Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.