Tuesday, 24 de May de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1188

Xenofobia, Comissão da Verdade e Fala Pública Feminina são temas de uma série de podcasts

(Foto: StockSnap/ Pixabay)

O Observatório de Imprensa publica, a partir da próxima edição, uma série de podcasts, “Dialogia: discursos contemporâneos”. São três episódios, baseados em entrevistas e depoimentos de pesquisadores do campo da análise do discurso de orientação francesa. É uma área que se baseia nas contribuições de Michel Foucault e Michel Pêcheux para problematizar os discursos como manifestações de saber e poder nos diferentes tempos históricos. A proposta da série é discutir fenômenos contemporâneos em perspectiva histórica.

No primeiro episódio, “De onde vem os Bárbaros”, o Professor da Universidade Federal de Sergipe, Jocenilson Ribeiro, fala de suas pesquisas sobre xenofobia. A relação entre hospitalidade e hostilidade, os diferentes fluxos de imigração, da mão de obra qualificada para atender demandas do mundo do trabalho aos refugiados; o medo do estrangeiro que sempre permeou a história e seu contexto atual são alguns dos temas debatidos no episódio, publicado no canal Motriz.MZb.

No segundo episódio, “Período ditatorial e a crítica do Presente”, o pesquisador Israel de Sá, da Universidade Federal de Uberlândia, traça um paralelo entre os trabalhos da comissão da verdade no Brasil e em outros países da América Latina. Através do que denomina restos de ditadura, ele analisa como práticas autoritárias permanecem na sociedade brasileira atual, principalmente em ações policiais nas periferias e no tratamento dispensado aos indígenas.

O terceiro episódio tem como tema “A Fala Pública Feminina: entre o silenciamento e a resistência”. A pesquisadora Amanda Braga, da Universidade Federal da Paraíba, aborda as diferentes estratégias de calar a voz feminina no tempo histórico, procurando demonstrar como se dão as resistências na sociedade contemporânea.

O projeto “Dialogia: discursos contemporâneos”, coordenado pelo jornalista e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, Pedro Varoni, busca tratar de temas atuais numa abordagem articulada às formações históricas. O trabalho foi desenvolvido em parceria com os professores e pesquisadores do Labor- Laboratório de Estudos do Discurso.

*Série Dialogia: discursos contemporâneos
Primeiro episódio: De onde vem os Bárbaros
Segundo episódio: Período Ditatorial e Crítica do Presente
Terceiro episódio: A Fala pública feminina: entre o silenciamento e a resistência