Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Projeto Comprova cria projeto de checagem de conteúdos sobre o novo coronavírus

(Foto: Douglas Rodrigues/Poder360)

Começou na quarta-feira, 25 de março, um expediente especial do Projeto Comprova sobre o novo coronavírus, causador da covid-19. Os 24 veículos de comunicação que compõem a coalizão agora se dedicam a monitorar redes sociais e aplicativos de mensagens em busca de informações duvidosas sobre o vírus e a doença.

Além de reforçar a capacidade de verificação dos conteúdos já desenvolvida por diversas
iniciativas no Brasil e no mundo, o objetivo da iniciativa é expandir a disseminação das
informações verdadeiras. Fazem parte da coalizão do Comprova veículos impressos,
radiofônicos, televisivos e digitais de grande alcance, como Folha de S.Paulo, Estado de S. Paulo, SBT, Band News FM e UOL, entre outros.

“A imprensa, como um todo, tem feito uma ótima cobertura direcionada para o coronavírus.
O conteúdo informativo e de serviço está muito bom. Mas o conteúdo de verificação da
desinformação que circula nas redes precisa ter seu alcance reforçado”, explica Sérgio
Lüdtke, editor do Comprova.

É possível enviar ao projeto sugestões de conteúdo duvidoso e que podem ser
verificados. No site, há o canal “Pergunte ao Comprova” e os boatos também podem ser
enviados por WhatsApp (11 97795-0022). Para acompanhar as verificações que serão
produzidas, basta acessar o site do projeto e as redes sociais (Twitter e Facebook). Os 24
veículos membros da coalizão também replicarão as verificações em seus canais.

O presidente da Abraji, Marcelo Träsel, reforça que a iniciativa pretende contribuir com a
capacitação dos cidadãos na hora de discernir o que é falso sobre a pandemia da covid-19.
“Queremos desbancar os boatos nocivos, mas também instrumentalizar jornalistas e o
público em geral para identificar as características dos embustes e ajudar a filtrar
desinformação de forma autônoma”, afirma.

O expediente especial sobre o novo coronavírus conta com patrocínio de Google News
Initiative (GNI), Facebook Journalism Project, First Draft News e WhatsApp e apoio da
Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

O que já foi feito até aqui

O projeto Comprova surgiu no contexto das eleições presidenciais de 2018, quando checou
informações duvidosas sobre o polarizado pleito.

Ao longo do segundo semestre de 2019, o projeto se dedicou a verificar conteúdos suspeitos que circulavam nas redes sociais sobre políticas públicas no âmbito do governo federal.

Das 77 verificações realizadas em 2019, 88% mostram que o conteúdo era falso, enganoso
ou estava em um contexto equivocado. Também foram produzidos estudos de caso que
detalham o passo a passo de algumas das principais verificações.

Em breve, será lançada a terceira fase da iniciativa, que segue investigando desinformações
relacionadas às políticas públicas federais e às eleições municipais de 2020.