Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

A televisão pública tem futuro?

A resposta é sim e não, conforme um estudo realizado entre as principais emissoras públicas de televisão da Europa pela publicação Digital News Reporting, editda pelo Reuters Institute for the Study of Journalism. Os pesquisadores afirmam que as emissoras que se adaptaram rapidamente às mudanças provocadas pela era digital estão conseguindo sobreviver aos novos tempos enquanto as demais enfrentam serias dificuldades orçamentarias e de audiência.

O estudo afirma que a BBC britânica e a emissora finlandesa Yle investiram pesadamente e novas tecnologias e em mão de obra especializada, transformando-se em referências no setor e conseguem manter orçamentos equilibrados em função da venda de know how. Dos seis países europeus incluidos no estudo, França, Alemanha, Polonia e Itália enfrentam problemas para atualizar equipamentos e programação.

O principal dilema de todas é a relação com o telespectador, diante da acelerada mudança de hábitos provocada pelo surgimento de concorrentes como Netflix, os sistemas de video on demand desenvolvidos por empresas como Apple e Amazon, e aplicativos como o YouTube, Vimeo e outros.

Mais detalhes no texto produzido pelo European Journalism Observatory (EJO) . O informe completo pode ser baixado aqui