Sunday, 21 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Marketing usa jornalismo contra bloqueio de anúncios na web

Os marqueteiros estão cada vez mais empenhados em incentivar o uso da publicidade embutida em textos jornalísticos (a chamada publicidade nativa, do inglês native ads) como forma de neutralizar o crescente uso de bloqueadores de anúncios por visitantes de paginas web.

O uso de bloqueadores já contagiou mais de 30% dos usuários da internet, só nos Estados Unidos, e a tendência é crescer ainda mais, segundo os institutos de pesquisa de comportamentos de internautas. É uma péssima notícia tanto para as agências de publicidade como para os veículos de comunicação jornalística.

Isto sinaliza um aumento do espaço editorial dedicado a textos, áudios e vídeos patrocinados discretamente por empresas comerciais, governos e instituições sem fins lucrativos. É a chamada publicidade nativa que utiliza as técnicas jornalísticas para atrair a atenção do público e insere na narrativa dados de interesse do patrocinador.

Grandes jornais mundiais como The News York Times e The Guardian já utilizam este recurso, apesar das críticas de que os anúncios inseridos em matérias jornalísticas violam as normas profissionais sobre isenção em abordagens noticiosas.

Mais detalhes no artigo do site Media Post