Wednesday, 28 de February de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1276

Abraji abre inscrições para o curso “Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis”

(Foto: Arquivo Observatório)

A Abraji está lançando, com apoio da Meta, o curso Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis, que será realizado em três módulos. O primeiro deles, Inspiradores, abre as inscrições nesta quarta-feira, 12 de abril. O programa online terá três módulos e é gratuito. Os participantes poderão receber certificado e concorrer a uma bolsa e mentoria para desenvolver um projeto jornalístico.

O primeiro módulo será online e assíncrono com oito sessões legendadas em português, disponibilizadas na plataforma de cursos da Abraji em maio. Oito jornalistas que são referência em suas áreas de atuação falam sobre a visão da carreira e do trabalho.

Os oito convidados do Módulo Inspiradores são:

  • Julia Angwin – jornalista investigativa premiada e redatora de opinião do New York Times. Ela fundou a The Markup e é empreendedora residente no Brown Institute da Columbia Journalism School.
  • Shirish Kulkarni – premiado jornalista com 25 anos de experiência nas principais redações do Reino Unido. Ele agora trabalha em projetos de inovação, com jornalismo participativo e com novas formas de contar histórias e buscar envolvimento da comunidade.
  • James Breiner – consultor em jornalismo digital e liderança de redação. Sua especialidade é jornalismo empreendedor ou novos modelos financeiros para mídia digital.
  • Natalia Viana – cofundadora e codiretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e presidente da Ajor. Escreveu cinco livros sobre violações de direitos humanos e venceu diversos prêmios, como Vladimir Herzog, Comunique-se, Troféu Mulher Imprensa e Gabriel García Márquez.
  • Juanita León – diretora do site colombiano La Silla Vacía. É mestre em jornalismo na Columbia University em Nova York. Trabalhou no Wall Street Journal Americas em Nova York e no El Tiempo, da Colômbia.
  • Pedro Doria – cofundador da startup Meio e colunista na CBN, em O Globo e O Estado de S. Paulo. Escreve sobre política e tecnologia há mais de 25 anos. É autor de quatro livros de história do Brasil e foi Knight Fellow pela Universidade de Stanford.
  • Mauricio Cabrera – analista e criador de conteúdo de mídia. Fundador do site Juanfutbol e de Story Baker, uma plataforma para conteúdos que conta e analisa o poder das histórias e seu impacto na sociedade.
  • Jonathan Kealing – Diretor de rede do Institute for Nonprofit News. Ele supervisiona o Amplify News Project entre as redações do meio-oeste americano, pilotando modelos de compartilhamento e distribuição de notícias e a Rural News Network, promovendo o jornalismo rural nos EUA.

A inscrição para o primeiro módulo pode ser encaminhada por este formulário até o dia 25 de abril.

Os dois módulos seguintes serão oferecidos em junho (empreendedores) e julho e agosto (criadores).

O segundo módulo apresentará os casos exemplares de oito iniciativas nativas digitais brasileiras. O terceiro módulo, mais longo, oferecerá ferramentas para produção de conteúdo jornalístico, gestão do relacionamento com comunidades e públicos de interesse e sustentabilidade econômica.

Para Katia Brembatti, presidente da Abraji, o curso é uma oportunidade de levar conhecimento de alto nível, com profissionais de renome, onde quer que o público esteja. “A vantagem do conteúdo distribuído por meio virtual é a facilidade de acesso aliada à qualidade das referências selecionadas”. Ela destaca que o objetivo principal é provocar a reflexão e promover o debate sobre as diferentes perspectivas do jornalismo.

Os participantes que completarem os três módulos receberão certificado e estarão aptos a concorrer a uma bolsa de U$ 2.500 para desenvolver um projeto jornalístico e receber mentoria por cinco meses com especialistas do mercado. A seleção dos projetos será feita pela ICFJ – International Center For Journalists e os recursos oferecidos pela Meta.

Mais informações: cursos@abraji.org.br