Sunday, 13 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1309

Clubes espanhóis processam Le Monde

O clube de futebol espanhol Barcelona se uniu ao Real Madrid em processo contra o diário francês Le Monde por causa da publicação de informações que os ligam ao médico Eufemiano Fuentes, acusado de liderar uma rede de doping envolvendo vários esportes.

A polícia de Madri fez uma operação, em maio de 2006, que apreendeu bolsas de sangue e produtos de doping na casa do médico espanhol, além de anotações com codinomes – supostamente de ciclistas – e documentos que indicavam a prática de doping organizado. Quando o escândalo veio à tona, começaram as especulações de que Fuentes trabalhava com atletas top de linha de outros esportes além do ciclismo, incluindo o futebol.

Responsabilidade final

De acordo com os clubes espanhóis, o Monde ‘publicou citações atribuídas ao doutor Eufemiano Fuentes, que posteriormente as negou’. Desta forma, a responsabilidade final, afirmaram eles, ficaria com ‘o veículo que usou as citações e o jornalista que as publicou’. O jornal francês afirmou em sua edição de 8/12 do ano passado que quatro clubes espanhóis – Barcelona, Real Madrid, Valência e Real Bétis – estavam ligados com o escândalo de doping. Todos os times negaram a acusação.

O ciclista italiano Ivan Basso, vencedor do Giro d´Italia de 2006, admitiu ter ligação com Fuentes e aguarda audiência com o Comitê Olímpico Italiano para decidir seu futuro no esporte. Informações da AFP [25/5/07].