Sunday, 03 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1277

O Pantaneiro – preocupação local

(Foto: Reprodução)

Com sede na cidade de Aquidauana e mais de 50 anos de existência, tendo sua circulação iniciada junto com o formato impresso no estado de Mato Grosso do Sul, o jornal O Pantaneiro (agora disponível em formato online) não se apresenta como sendo direcionado a um viés editorial político de esquerda ou direita, mantendo seu compromisso de isenção. Mas informa em seu site oficial na página “sobre nós” que suas produções jornalísticas contêm qualidade e relevância, segurança dos fatos e que garantem a representatividade cultural e social de “falas da nossa gente”.
Segundo a análise das 20 primeiras notícias publicadas no website www.opantaneiro.com.br na data de 11/09/2023, os conteúdos jornalísticos noticiados apesar de estarem assinados como autoria da própria redação, se assemelham a características textuais de procedência cabíveis a assessorias de imprensa (no total, apenas sete foram devidamente creditados ou tiveram as reproduções vindas de outros veículos de imprensa evidenciadas).

Predominantemente, os textos analisados estão no formato noticioso factual, contendo apenas duas reportagens como diferencial. Foi constatada a utilização de 15 diferentes retrancas norteadoras para caracterização dos textos (ação social, tempo, policial, oportunidades, saúde, serviços, eventos, social, vídeos, acidente, cidades, geral, economia, educação e solidariedade), sendo que dessas, são editorias oficiais dos jornais apenas oito (policial, saúde, eventos, social, cidades, geral, economia e educação).

Em respeito às normas da língua portuguesa, os textos estão adequados e são de fácil compreensão – também adotados na linguagem jornalística, porém, precisam de revisão ortográfica e correção quanto à concordância. As matérias curtas e factuais também pecam ao não fornecer pluralidade de vozes, agregando pouca ou nenhuma citação de fala das fontes para o complemento dos textos.

Pontua que os principais pontos positivos encontrados foram: o serviço social de devolutiva para a população com as divulgações de oportunidades de emprego, a preocupação pela saúde e bem-estar das pessoas com as sugestões de alternativas em como proceder para amenizar o calor e a acessibilidade de visualização para o texto (com opções de letra maior, menor e fundo escuro para facilitar a leitura e não agredir a vista) por exemplo. Sugere-se para o jornal O Pantaneiro melhor análise de procedências das pautas, ceder crédito de autoria para os textos e imagens, assim como maior detalhamento de informações e revisão ortográfica.