Wednesday, 11 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1317

Gigante online aposta nos jornais britânicos

O Google abriu negociações com diversas editoras de jornais no Reino Unido para que seus clientes do Google AdWords possam comprar espaço nas páginas dos diários britânicos, noticia James Ashton [The Sunday Times, 30/12/07]. O serviço, chamado Google Print Ads, é uma extensão do AdWords, que vincula as palavras-chave das buscas a anúncios, possibilitando que os produtos dos anunciantes apareçam na tela de acordo com os termos buscados pelo internauta. Já o Print Ads permite que o anunciante compre o espaço nos jornais impressos, até mesmo nos de menor porte, selecionando em qual veículo, dia e local deseja colocar seu anúncio.

A iniciativa já está disponível nos EUA desde julho e conta com 600 publicações. O esquema funciona da seguinte maneira: o Google faz a intermediação do pagamento pela publicidade e os jornais dirão se aceitarão o preço a ser pago, oferecendo ao anunciante uma imagem online da página onde estará o anúncio com 24 horas de antecedência. O gigante de buscas recebe uma porcentagem do lucro de cada negociação e pode ajudar até na diagramação do anúncio. ‘Acreditamos que agora não existe mais o online ou o impresso, mas sim online e impresso’, declarou um representante do Google.

O serviço promete, entretanto, criar rivalidade entre as empresas de mídia da terra da rainha Elizabeth. Os lucros com anúncios do Google Reino Unido aumentaram 40% este ano, para US$ 2,5 bilhões, superando os lucros do grupo de mídia britânico Trinity Mirror. Os lucros do Google no último trimestre do ano também ultrapassaram os do Channel 4 e ITV. O gigante detém cerca de 75% do mercado de anúncios em ferramentas de buscas no Reino Unido.