Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Tiago Dória Weblog

LIVROS
Tiago Dória

Editora começa a integrar livros ao celular, 9/6

‘Gostei da dica do Esemese blog sobre a Bidibooks. É uma editora espanhola que tem como foco integrar livros aos aparelhos móveis.

Algumas páginas dos livros da editora vêm com um código QR – aquele que pode ser lido pelo celular. Basta tirar uma foto com a câmera do celular, ter um programa de leitura que o seu aparelho móvel lê o código, que automaticamente o leva a algum site.

No caso das obras da Bidibooks, os códigos levam a vídeos no YouTube, verbetes na Wikipedia e fotos no Flickr que complementam as informações que estão no livro. Por enquanto, a Bidibooks trabalha com a integração somente em livros sobre viagens

É interessante, mas, para mim, o que mais faz falta na experiência de leitura de um livro é ter um buscador. Poder pesquisar uma palavra-chave, um termo, uma frase.

Não sei se existe, mas um aplicativo mobile poderia fazer isso. Você indicaria qual livro está lendo, digitaria uma palavra-chave e o sistema mostraria o local exato onde ela está no livro – na página 50, 3º parágrafo, na linha 3, por exemplo.

No final das contas, seria um complemento [ou evolução?] ao índice remissivo que existe em algumas obras.’

 

 

ENTREVISTA
Tiago Dória

‘Não colecionem amigos online como se fossem objetos’, 8/6

‘ÉPOCA – O que deve mudar na rede?

Siegel – Ela precisa ser menos comercial. Os sites devem vigiar e proteger seus usuários contra abusos de terceiros, que fazem uso do anonimato para postar mensagens ofensivas.

A web precisa mudar, criar um tipo diferente de cultura, no qual as pessoas não colecionem amigos como se fossem objetos. Precisa ser um lugar mais humano, que crie mais sentido na vida das pessoas.

O lançamento do livro de Lee Siegel não é nenhuma novidade. Mas vale a pena neste domingo ler a entrevista com o ‘crítico cultural’ na revista Época.

Alguns pontos de vista são pertinentes; outros nem tanto.’

 

 

COMUNICAÇÃO
Tiago Dória

Frase da semana, 7/6

‘‘Comunicação sempre muda a sociedade. E a sociedade sempre foi organizada em torno de canais de comunicação. Há 200 anos, era em torno de rios e caminhos nas montanhas.

A internet é outra forma de comunicação e comércio. E a sociedade se organiza em torno desses canais’.

O indiano Vinod Khosla, co-fundador da Sun Microsystems, foi um dos entrevistados de uma longa matéria da revista Vanity Fair sobre os 15 anos da web.

Vale a leitura, diversas pessoas importantes ligadas a rede estão em destaque.’

 

 

ESTUDO
Tiago Dória

80% dos usuários de redes sociais têm medo do ‘assédio’ da imprensa, 6/6

‘Chama a atenção essa pesquisa que saiu no Guardian. Em um estudo da Press Complaints Commission, 80% dos usuários de redes sociais disseram que tomariam mais cuidado com o conteúdo que postam online, ao saber que ele poderia ser utilizado pela mídia.

E ainda. 89% acreditam que deveriam existir procedimentos claros sobre como a imprensa pode utilizar o conteúdo de redes sociais.

A preocupação não é à toa. É cada vez mais comum o uso do conteúdo deste tipo de site pela imprensa. Desde fotos até, na preguiça ou pressa para fechar uma matéria, acabar transformando scraps do Orkut, por exemplo, em declarações [aspas] de uma pessoa.

Um dos exemplos citados é o das fotos dos perfis em redes sociais de diversas pessoas que morreram no massacre de Virginia Tech, que foram utilizadas pela mídia, sem autorização das famílias.

Nesta questão, fico do lado da BBC, que, diga-se de passagem conta com um guia interno sobre o uso de redes sociais. Acredito que o procedimento deve ser o mesmo de sempre. Pedir autorização para utilizar uma imagem que, por exemplo, está em um álbum do Orkut.

Mas, por outro lado, usuários também precisam aprender a usar algumas funcionalidades e a entender melhor a dinâmica de sites de compartilhamento de conteúdo.

Já soube, por exemplo, de gente que subiu fotos no Flickr sob licença da Creative Commons, permitindo o uso livremente, e depois saiu reclamando que suas imagens estavam sendo utilizadas em blogs.

Acho que é necessário um processo de aprendizado dos dois lados – jornalistas e usuários de redes sociais.’

 

 

JORNAL
Tiago Dória

WAN 2008: Microsoft libera tecnologia do Times Reader, 6/6

‘Durante a conferência da Associação Mundial de Jornais [WAN2008], que aconteceu nesta semana, na Suécia, a Microsoft anunciou oficialmente que liberou a tecnologia usada no Times Reader, do NYTimes. Agora, outros jornais poderão produzir um aplicativo parecido.

O Times Reader é um software que permite ler o NYTimes offline no computador. Parece meio inútil com a crescente oferta de wi-fi por aí – é melhor acessar o site já que está em frente ao computador.

Mas o Reader é utilizado por executivos, que usam o sistema para ler as notícias, por exemplo, em uma viagem de avião, quando não é possível se conectar a uma rede sem fio.

É o tipo do negócio que, mais para frente, não terá muita utilidade.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Terra Magazine

Carta Capital

Veja

Tiago Dória Weblog

Agência Carta Maior

UOL – Financial Times