Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 1064

Meios latino-americanos vão receber R$ 16,5 milhões como parte do Desafio de Inovação do Google News Initiative

Publicado originalmente no blog Jornalismo nas Américas Trinta vencedores em dez países da América Latina foram selecionados como parte dos Desafios de Inovação do Google News Initiative para 2019 e, juntos, receberão R$ 16,5 milhões para desenvolver projetos digitais. “Os vencedores do LatAm GNI Innovation Challenge mostram que o jornalismo latino-americano está cheio de ideias […]

A morte do jornalismo II

Publicado originalmente no site do objETHOS O jornalismo no Brasil está morto e insepulto, mas existe uma figura sinistra que permanece a nos assombrar, fazendo-se passar pelo falecido por meio da veiculação, a todo o momento, de volume extraordinário de material pretensamente informativo onde parte importante do conteúdo se caracteriza por sua nuança manipulatória. Isto […]

Meu mentiroso favorito

“Alguns são muito crédulos, outros são descuidados. Alguns são iludidos, outros encantados com a falsidade. Alguns não a evitam, outros a procuram”. Quando, quase 2.000 anos atrás, o pensador espanhol/romano Sêneca chegou a esta conclusão para compreender o porquê de algumas pessoas usarem tanto as mentiras para se tornar populares, não imaginava o quão pontual […]

Livro “Jornal da Tarde – Uma ousadia que reinventou a imprensa brasileira” é lançado em versão impressa pela editora Record

Reportagens de fôlego, capas marcantes, diagramação moderna e, muitas vezes, nada convencional. Equipe jovem, chefes comprometidos, profissionais valorizados. Durante boa parte dos 46 anos em que chegou às bancas de São Paulo, foram esses os elementos que fizeram do Jornal da Tarde um marco na história do jornalismo brasileiro. A trajetória do veículo – do […]

Lugar de fala e racismo, para além dos novembros

A ombusdman da Folha de S.Paulo, Flavia Lima, lembrou, em sua coluna de domingo, que a grande imprensa tem se esforçado, no mês da consciência negra, para divulgar dados sobre as desigualdades entre brancos e negros na sociedade brasileira. O fenômeno, denominado por ela de “novembrismo”, é positivo, mas deve ser visto de forma crítica, […]

O combate à desinformação a partir da experiência do Comprova está no terceiro episódio da websérie “Cartas na Mesa”

O Comprova, um consórcio de 24 veículos de comunicação, nasceu no processo eleitoral do ano passado para combater a desinformação e seu efeito perverso sobre as democracias. É uma iniciativa do First Draft. O projeto chegou este ano à segunda fase e buscou, de forma interativa, descobrir e investigar informações enganosas, inventadas ou deliberadamente falsas […]