Thursday, 22 de February de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1275

Edição: 209

Correção em destaque

Em 1997, Frank Sennett, editor do sítio Newcity.com, notou que um erro numa matéria do Chicago Tribune se espalhou pela mídia mundial, que não deu o mesmo destaque à correção emitida posteriormente pelo próprio diário. Curioso, Sennett tentou entrevistar os repórteres do jornal para saber o que deu errado, mas foi informado de que estes […]

Um jornal saindo do miserê

LE MONDE Léa Maria Aarão Reis (*) No meio do miserê em que se encontram os jornais e a indústria da informação, aqui e lá fora, um único jornal tradicional e de prestígio anuncia crescimento, embora modesto, no ano passado: o velho Le Monde festeja o aumento de 0,5% na sua tiragem e consolida suas […]

O difícil equilíbrio entre talento e gestão

INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO Marinilda Carvalho [Sobre matéria "Lights! Camera! No profits!", The Economist, 18/1/02] O cidadão comum ouve falar dos cachês bilionários pagos a popstars pelas gravadoras; vê filmes de custo estratosférico; se fosse milionário e vivesse três vidas não conseguiria ler todos os lançamentos das editoras; é bombardeado por páginas e páginas, telas e […]

Raquel Pinto

JB CONDENADO “Fotógrafo ganha processo contra JB“, copyright Comunique-se <www.comunique-se.com.br>, 23/1/2003 “O jornalista e fotógrafo Flávio Rodrigues ganhou na Justiça um processo que moveu contra o Jornal do Brasil por causa da publicação de um ensaio de fotos que saiu sem o seu nome no crédito. Rodrigues conversou com Comunique-se e disse que, a pedido […]

A vigilância dos leitores

THE WASHINGTON POST O ombudsman do Washington Post, Michael Getler, usou sua coluna de 19/1/03 para comentar matérias sobre as quais recebeu mensagens de leitores. Uma que gerou reclamações foi a de 15/1 sobre a greve de 17 mil trabalhadores da General Electric nos EUA por causa do aumento do custo do plano de saúde. […]

A indignação necessária

MARILENE FELINTO Isabel Rebelo Roque (*) "Nota da Redação ? Marilene Felinto deixa de ser colunista do jornal em resultado de divergências contratuais." (Folha de S.Paulo, Painel do Leitor, edição de 17 de janeiro de 2003) O texto acima acima foi tudo ? atenção, leitor: tudo ? o que disse a Folha de S.Paulo a […]

Muita forma, pouco conteúdo

MÍDIA & GUERRA Com a provável invasão do Iraque pelos EUA, a concorrência está levando os canais de notícias americanos a cometer exageros, comenta Jim Rutenberg em artigo no New York Times [15/1/03]. Qualquer coisa é motivo para flash urgente. Dois exemplos de chamadas extraordinárias da CNN e da Fox News, respectivamente: “Entre os diversos […]

Clóvis Rossi

ARTIGO 222 “Investidor quer mais que 30% do capital da mídia”, copyright Folha de S.Paulo, 27/1/03 “Ao se reunir ontem com cerca de 20 empresários, de diferentes setores econômicos, a comitiva do presidente Lula que foi a Davos ouviu a informação de que ninguém se arriscará a investir dinheiro nos setores de mídia no Brasil […]

Josep Maria Casasús

LA VANGUARDIA "Entraron al abordaje en la edición digital", copyright La Vanguardia, 26/1/03 "Dos lectores se han dirigido directamente al defensor esta semana intrigados por una noticia que habían leído en Internet. Era una noticia rara, inverosímil, titulada ?Muere un motociclista por congelación en plena A-7?. Es una noticia falsa, emparentada con la clase de […]

TV desrespeita homossexuais

MÍDIA & PRECONCEITO Henrique Velasques (*) Ao longo dos últimos anos, várias vezes me senti incomodado quando o assunto homossexualidade era abordado na TV. Ainda era um tema-tabu para mim, diante do qual experimentava desconforto. Passava pela fase de autoconhecimento, auto-aceitação da minha sexualidade. Hoje, aos 19 anos, bem resolvido, entendo que a causa do […]

Cultura em destaque

THE NEW YORK TIMES “Jóia da coroa” do New York Times, a seção de cultura “faz parte de nossa identidade tanto quanto a seção internacional”, enfatiza Howell Raines. Tais palavras mostram que o editor-executivo do jornal transformou em missão o desejo de recuperar o brilho da cobertura cultural. Em outubro, Raines nomeou o redator e […]

Dora Kramer

COMUNICAÇÃO DE GOVERNO Mercadores de vento [trecho], copyright Estado de S.Paulo, 23/1/03 “[…] Vale lá e cá Alvissareira a providência tomada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, ao formalizar como conduta de governo normas para o trato da informação. Na cartilha apresentada pelo jornalista Ricardo Kotscho aos assessores da Esplanada, há obviedades, tais […]

Fernando Martins

JORNAL DE NOTÍCIAS "Quem julga quem ou quais os verdadeiros limites do espectáculo", copyright Jornal de Notícias, 26/1/03 "Não recordo nenhum programa televisivo que, como ?Bombástico?, tenha feito jus ao nome. A tal ponto que as ondas de choque, longe de diminuirem de intensidade, ameaçam fazer sentir, ampliados por via institucional, os reflexos da deflagração. […]

Manchetes devem conter apenas uma idéia; nem sempre

STF E A PREVIDÊNCIA As declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal ao Estado de S.Paulo, publicadas com grande destaque no dia 15 de janeiro, abalaram os mercados financeiros, o governo, os juristas, os bacharéis, o Legislativo, os aposentados de todas as categorias. Primeiro confronto sério entre dois poderes em duas semanas de governo. O […]

Mais regras para analistas

CONFLITO DE INTERESSES As regras propostas pela New York Stock Exchange e pela National Association of Securities Dealers, numa tentativa de renovar a confiança do investidor em firmas de consultoria de Wall Street, gerou protestos de empresas jornalísticas. As duas organizações querem que as fontes entrevistadas por jornais e revistas revelem as ligações com as […]

Elisabete Vilar

TELEVISÃO “Telespectador moderno é compulsivo e nervoso”, copyright Público, Lisboa, 26/1/03 “O novo espectador de TV é nervoso e insatisfeito, consumindo horas de televisão de forma compulsiva. Devora horas de televisão numa emissão mosaico, constituída por meia hora de um filme, dez minutos de um concurso, metade de um telejornal e o final de uma […]

Balanço da urn@    

URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 30/12/03 Voc? confia na informa??o radiof?nica? Respostas Votos Porcentagem Sim 152 62,0% N?o 95 38,0% Total de votos: 247   23/12/03 A mídia tem sido um espelho fiel das mudanças que ocorrem no mundo? […]

Comunicação, um direito humano

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL Dennis Barbosa O homem tem, por natureza, direito à comunicação. Esta idéia foi consensual entre os participantes do painel "Estratégias para a Democratização da Mídia" do III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, no sábado, 25/1. A sua realização plena é utópica, tendo em vista os calafrios que causa em muitos empresários […]

Folha

POSSE & EXATIDÃO Vinte e dois dias depois da posse ? uma eternidade em termos de jornalismo diário ? a Folha de S.Paulo publicou um estudo por ela encomendado à Defesa Civil do Distrito Federal sobre o tamanho do povão que assistiu à posse de Luiz Inácio Lula da Silva. O adjetivo pode parecer lugar-comum […]

Interesses corporativos

DIREITOS AUTORAIS As principais associações das indústrias fonográfica, de software e de computadores dos Estados Unidos fizeram acordo para se unirem na luta contra o governo americano, que estuda autorizar formalmente os usuários de tecnologias eletrônicas a fazerem cópias de CDs e DVDs que tenham comprado. Como reporta a AP [14/1/03], a iniciativa seria uma […]