A série televisiva Vila Sésamo, que encantou gerações de crianças e adultos no Brasil, estará de volta em 2005. É o que afirma o presidente da Sesame Workshop, Gary Knell. Em entrevista ao site da 4ª CMMCA, Knell explica que a nova edição – co-produção com o Canal Futura – terá o objetivo de satisfazer […]
Edição: 272
Em entrevista ao site da 4ª CMMCA, Armando Strozemberg, presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), afirma que a legislação publicitária brasileira (Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária) desde que foi criado, há mais de 20 anos, delimita os passos da propaganda voltada para crianças e adolescentes, não admitindo desrespeito, ofensas ou preconceitos. ‘Preocupa-me, no entanto, […]
O ano era 1948 e George Orwell lançava seu romance 1984, no qual, através de uma história de ficção, deixaria implícitos seus conceitos e teorias sob o chamado socialismo real. O título do romance em si já é um grande trocadilho entre o ano de lançamento e a idéia de um futuro distante no qual […]
O maior desafio das organizações modernas tem sido a comunicação interna de qualidade, para a qual todos os funcionários devem estar dispostos a contribuir. Mas nem sempre é possível uma comunicação seja eficiente: o grande vilão, o sujeito indeterminado, aquele que ninguém sabe quem foi que enunciou, impede a qualidade do processo.Muitas organizações criam em […]
O presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF, Edgard Tavares, entregou hoje (7/4, Dia do Jornalista) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o documento abaixo, em que a diretoria da entidade defende a democratização dos meios de comunicação e manifesta-se contra a criação de um projeto do tipo Proer – com o que o […]
A rede pública britânica BBC anunciou que não quer mais associar suas marcas a alimentos infantis que favoreçam a obesidade. A companhia cede marcas como Teletubbies e Tweenies a mais de 100 produtos. Mas, a partir de agora, aqueles com alto teor de sal e gordura estão vetados. Os chocolates também. Campanhas conjuntas com redes […]
‘Alerte! Le mot ‘éponyme’ est en train d’envahir les colonnes du Monde. Films éponymes, romans éponymes, sociétés éponymes, villages, montres, associations, écuries… éponymes. A croire que notre univers a brusquement changé ou que ce phénomène nous avait échappé jusque-là. Dieu merci, il ne s’agit que d’un nouveau tic de langage.Un premier message d’alerte avait été […]
‘Janistraquis dava uma passada d’olhos nalguns sites, para ilustrar melhor o domingo chuvoso aqui no sítio, quando esbarrou nesta notícia:Troca da bandeira reúne cerca de 3.000 pessoas em Brasília da Folha OnlineCerca de 3.000 pessoas compareceram neste domingo à solenidade de troca da bandeira, na praça dos Três Poderes, em Brasília. O evento, organizado pela […]
Prezado Paulo Rafael, magnífica sua matéria. Sou, aqui em Porto Alegre, coordenador de uma ONG de cultura negra, o Centro Ecumênico de Cultura Negra (Cecune), e editamos uma revista voltada à divulgação deste segmento, com abordagem que destaca política, economia e cultura, de periodicidade trimestral. Seu trabalho é sobretudo de coragem, isto é, historicamente tem […]
Definir o que é qualidade em mídia parece ser tarefa complicada até mesmo para quem entende do assunto. Sabe-se que selecionar o conteúdo é um grande passo, mas não é tudo. Tão importante quanto escolher o que irá ao ar, será publicado, filmado, editado ou encenado, é adequar formalmente o conteúdo ao meio: ‘Uma televisão […]
À frente do Departamento de Fomento do Conselho Nacional de Televisão do Chile (CNTV) e membro do Comitê Internacional da 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes (4ª CMMCA), a advogada Bernardita Prado diz que as crianças merecem uma programação de qualidade, e prioritariamente, voltada para o seu cotidiano. Isto porque os programas […]
Pode-se refletir, expor idéias complexas e analisar o mundo na mídia eletrônica? A resposta é não. Pelo menos na grande maioria dos programas.Essa é a opinião do filósofo Jacques Derrida, de 73 anos, expressa em longa e densa entrevista no primeiro número de abril da revista semanal Les Inrockuptibles, editada na França. Nela, Derrida falou […]
Conto na primeira pessoa apenas porque essa história, de arrepiar os cabelos, meninos, eu vi e vivi. Pois é, eu passei longos dias e longas noites entre terríveis terroristas! E só fiquei sabendo agora, meses após os fatos, graças à internet e à polícia de Berlusconi.A coisa começou em Florença, em janeiro de 2003, para […]
Foram anunciados em 5/4/04 os vencedores da 88a edição dos prêmios Pulitzer, os mais importantes do meio jornalístico, concedidos pela renomada Universidade de Colúmbia, de Nova York. O grande destaque ficou para o Los Angeles Times, que levou cinco prêmios: furo de reportagem, pela cobertura dos incêndios no sul da Califórnia; reportagem nacional, pela análise […]
Com a condenação da rainha das prendas domésticas americana, Martha Stewart, por mentir a agentes de investigação financeira, a editora que publica sua revista Martha Stewart Living está pesquisando a possibilidade de desassociar a publicação da imagem de sua criadora. A companhia Martha Stewart Living Omnimedia enviou por e-mail uma enquete para algumas assinantes, perguntando […]
‘O principal pecado de um jornal é publicar inverdades. Infelizmente temos algumas deformações da verdade na edição de hoje. Fazem parte da transcrição de um discurso do presidente da República para jornalistas. Por exemplo: ‘…naquele momento (1979) os empresários provaram que era possível fazer jornal sem jornalistas.’ A verdade: todos os jornais são feitos por […]
‘Por onze votos a zero, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) decidiu ontem pela proibição da veiculação da campanha da Brahma, feita pela agência África, com o cantor Zeca Pagodinho, que por contrato é o garoto-propaganda da Schincariol até setembro. Pela decisão, além de não poder usar a imagem do cantor, também fica proibida […]
O mês de maio está próximo, e a data ‘comemorativa’ mais significativa, após o Primeirão, é o 13, da Lei Áurea. Gostaria de que o Observatório enfocasse a questão do negro na imprensa brasileira, e como as editoras de revistas femininas ignoram a presença da população negra em seu conteúdo, a começar pelas capas. Tem […]
Realizada a cada três anos, a Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes debaterá o tema ‘Mídia de Todos, Mídia para Todos’. Regina de Assis, Presidente da Multirio e Chairperson da 4ª Cúpula explica: mídia de todos nós, dos hemisférios norte e sul. Mídia que, segundo ela, pode e deve ser intercambiada, pesquisada, produzida […]
Pablo Ramos é coordenador-geral da Red El Universo Audiovisual Del Niño Latino-Americano (Unial), organização que congrega representantes e instituições de países latino-americanos na realização de projetos voltados para a formação crítica do público infanto-juvenil e para o debate em torno da qualidade de mídia para crianças e adolescentes.Integrante do Comitê Internacional da 4ª Cúpula Mundial […]