Não há jornalista sério que nunca tenha sido processado ou levado a empresa de comunicação para a qual trabalhe às barras da justiça. E, dependendo da parte adversa, mais peso um veículo de comunicação mostra ter. O polêmico Enock Cavalcanti, aquele que se dirige aos leitores com ‘meus amigos e meus inimigos’, ganhou a honra […]
Edição: 531
A coluna da direita é destinada a anúncios comerciais. A coluna da esquerda é composta por links de outros temas. Espremido entre elas está o conteúdo que o site Terra oferece sobre educação. A qualidade do conteúdo é tão decepcionante quanto sua quantidade. Prioridade gritante é dada a notícias relacionadas ao ensino superior. Há uma […]
Dossiê elaborado por Santos, Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia, pedindo o reconhecimento dos títulos de campeões brasileiros entre 1959 e 1970, provocou debates exaltados no meio esportivo na última semana. É verdade que o clima esquentou mais entre as torcidas contrárias e a favor da unificação do que propriamente entre os jornalistas. O documento […]
Apesar de já estarmos cansados de assistir e ler manifestações indignadas com a impunidade no país, todas as vezes que – pedindo licença a Elio Gaspari – o ‘andar de cima’ vira manchete nos cadernos de Política e Economia dos jornalões, acerca de malfeitos flagrados, como são tantos outros crimes praticados pela ‘choldra’ – adstritos […]
Neste 25 de março completa-se o primeiro mês sem a exibição via parabólicas dos programas da emissora cearense mais conhecida do país. Em mais de dez anos de funcionamento sob o controle do grupo Edson Queiroz, a retirada do sinal nacional da emissora foi o maior revés sofrido pela empresa, que vinha desenvolvendo uma política […]
Patrocínio corporativo é comum em rádios, seja em programas esportivos ou de entretenimento. Agora, esta prática invadiu a blogosfera, noticia Wailin Wong [Chicago Tribune, 26/3/09]. Os ‘posts patrocinados’ vêm gerando um debate acalorado na indústria de marketing de mídias sociais entre aqueles que vêem a iniciativa como uma opção benéfica para empresas e blogueiros e […]
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas. Folha de S. PauloO Estado de S. PauloCarta CapitalVeja
1. Introdução‘Faça você mesmo’. Este era o lema da indústria americana nas últimas décadas do século passado quando a população mundial era mais jovem. Sempre atenta para o rumo dos negócios e as mudanças sociais, a publicidade, hoje, nos Estados Unidos, tem um apelo mais intimista: ‘Nós fazemos para você’. Todos os projetos, todos os […]
Parte da blogocúndia científica – e similares – tupiniquim ficou irada [‘Pesquisas científicas me fazem rir!‘; ‘ver aqui]. E parte para uma generalização perigosa: ‘Uma receita de riso certo é ler sobre pesquisas `científicas´ de universidades respeitadas’. Ela faz uma ‘análise’ de quatro casos e depois cita a premiação IgNobel para sustentar que os casos […]
A regra é inflexível: sempre que um tema sério vai para a capa, a edição do Jornal Pessoal vende menos. Foi o que aconteceu com o número 436. A primeira matéria foi dedicada a exibir, sem disfarce nem manipulação, a face oculta do atual ‘milagre brasileiro’, reedição populista da versão original, sob o autoritarismo dos […]
O jornal Estado de Minas se livrou, por enquanto, da obrigação imposta por um juiz federal de publicar em seis páginas, mais chamada na primeira página, de direito de resposta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a uma série de reportagens com denúncias. Não é a primeira vez que um juiz dá esse tipo […]
Que audiência é o primeiro e talvez o único fator motivacional na TV brasileira para retirada ou mudança de um programa de horário, isto é mais que sabido. Mas o nível a que se está chegando na TV tupiniquim é assustador. Notas pipocam e demonstram a que nível de calamidade pública chegou à nossa televisão. […]
O centenário jornal Christian Science Monitor publicou sua última edição diária impressa na semana passada, adotando uma estratégia majoritariamente online, noticia Rodrique Ngowi [AP, 26/3/09]. O sítio terá mais atualizações, além de conteúdo em áudio e vídeo. O editor John Yemma espera que estas mudanças ajudem o jornal a aumentar sua receita anual – hoje […]
TELEVISÃODaniel Castro Para Marcelo Tas, jornalista que faz propaganda é antiético ‘Apresentador do ‘CQC’, da Band, o multimídia Marcelo Tas, 49, se viu no centro de uma polêmica, há dez dias, quando o jornal norte-americano ‘The Wall Street Journal’ revelou que ele, com sua ‘mistura de humor e jornalismo’, tornou-se uma celebridade no Twitter, rede […]
‘Os tempos são terríveis para os jornais impressos nos EUA e na Europa. A crise econômica acelerou o desgaste do modelo econômico dessa indústria nos países centrais do capitalismo e os efeitos são visíveis.Na sexta-feira, circulou a última edição em papel do centenário e excelente ‘Christian Science Monitor’. Na quinta, o ‘New York Times’ anunciou […]
Leia abaixo a seleção de segunda-feira para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Segunda-feira, 30 de março de 2009 REPÚDIOPaulo Peixoto Entidade critica decisão contra jornal de Minas ‘A ANJ (Associação Nacional de Jornais) divulgou nota ‘repudiando veementemente’ o que considerou ter sido um ‘atentado à liberdade a pretexto de direito […]
Um tribunal da Colômbia ordenou a prisão do conhecido jornalista colombiano Daniel Coronell por desacato, depois que ele se negou a retificar – pela segunda vez – uma nota que relacionava um empresário local com o tráfico de drogas. O Comitê para a Proteção dos Jornalistas soube do fato hoje. O CPJ insta o tribunal […]
Há cerca de um ano e meio atrás, enviei um artigo que o Observatório da Imprensa não publicou. Tratava da idéia, difundida na imprensa, de que a crise econômica internacional que então crescia tinha como causa o problema no setor imobiliário norte-americano. A idéia principal do artigo era que havia aí um erro na consideração […]
Teoricamente, a internet veio para elucidar, clarear as idéias, certo? Nem tanto. Na prática, a profusão de informações e idéias pode ser contraproducente, como efeito colateral de uma revolução eminentemente quantitativa, em que recursos como a velocidade de informações e a interatividade são os maiores atrativos. Nesse aspecto, tudo indica que os meios tradicionais de […]
Passado pouco mais de um ano de seu lançamento, a TV digital atinge 46% da população. No entanto, o percentual de brasileiros que aderiram à tecnologia é ainda insignificante: apenas 645 mil usuários, até dezembro de 2008. A falta de esclarecimento e conteúdos atrativos para a população, incentivos para as indústrias, definições para a interatividade […]