Wednesday, 13 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1313

Edição: 531

Magistrado ofendido processa jornalista

Não há jornalista sério que nunca tenha sido processado ou levado a empresa de comunicação para a qual trabalhe às barras da justiça. E, dependendo da parte adversa, mais peso um veículo de comunicação mostra ter. O polêmico Enock Cavalcanti, aquele que se dirige aos leitores com ‘meus amigos e meus inimigos’, ganhou a honra […]

Educação por terra

A coluna da direita é destinada a anúncios comerciais. A coluna da esquerda é composta por links de outros temas. Espremido entre elas está o conteúdo que o site Terra oferece sobre educação. A qualidade do conteúdo é tão decepcionante quanto sua quantidade. Prioridade gritante é dada a notícias relacionadas ao ensino superior. Há uma […]

Os campeões de fato e de direito

Dossiê elaborado por Santos, Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia, pedindo o reconhecimento dos títulos de campeões brasileiros entre 1959 e 1970, provocou debates exaltados no meio esportivo na última semana. É verdade que o clima esquentou mais entre as torcidas contrárias e a favor da unificação do que propriamente entre os jornalistas. O documento […]

As prisões, a vingança e a justiça

Apesar de já estarmos cansados de assistir e ler manifestações indignadas com a impunidade no país, todas as vezes que – pedindo licença a Elio Gaspari – o ‘andar de cima’ vira manchete nos cadernos de Política e Economia dos jornalões, acerca de malfeitos flagrados, como são tantos outros crimes praticados pela ‘choldra’ – adstritos […]

Manda quem pode…

Neste 25 de março completa-se o primeiro mês sem a exibição via parabólicas dos programas da emissora cearense mais conhecida do país. Em mais de dez anos de funcionamento sob o controle do grupo Edson Queiroz, a retirada do sinal nacional da emissora foi o maior revés sofrido pela empresa, que vinha desenvolvendo uma política […]

Posts patrocinados levantam questão ética

Patrocínio corporativo é comum em rádios, seja em programas esportivos ou de entretenimento. Agora, esta prática invadiu a blogosfera, noticia Wailin Wong [Chicago Tribune, 26/3/09]. Os ‘posts patrocinados’ vêm gerando um debate acalorado na indústria de marketing de mídias sociais entre aqueles que vêem a iniciativa como uma opção benéfica para empresas e blogueiros e […]

Como El País e ABC tratam o idoso

1. Introdução‘Faça você mesmo’. Este era o lema da indústria americana nas últimas décadas do século passado quando a população mundial era mais jovem. Sempre atenta para o rumo dos negócios e as mudanças sociais, a publicidade, hoje, nos Estados Unidos, tem um apelo mais intimista: ‘Nós fazemos para você’. Todos os projetos, todos os […]

Besteirol sobre pesquisas científicas

Parte da blogocúndia científica – e similares – tupiniquim ficou irada [‘Pesquisas científicas me fazem rir!‘; ‘ver aqui]. E parte para uma generalização perigosa: ‘Uma receita de riso certo é ler sobre pesquisas `científicas´ de universidades respeitadas’. Ela faz uma ‘análise’ de quatro casos e depois cita a premiação IgNobel para sustentar que os casos […]

O estado de inconsciência

A regra é inflexível: sempre que um tema sério vai para a capa, a edição do Jornal Pessoal vende menos. Foi o que aconteceu com o número 436. A primeira matéria foi dedicada a exibir, sem disfarce nem manipulação, a face oculta do atual ‘milagre brasileiro’, reedição populista da versão original, sob o autoritarismo dos […]

A teoria do caos

Que audiência é o primeiro e talvez o único fator motivacional na TV brasileira para retirada ou mudança de um programa de horário, isto é mais que sabido. Mas o nível a que se está chegando na TV tupiniquim é assustador. Notas pipocam e demonstram a que nível de calamidade pública chegou à nossa televisão. […]

Christian Science Monitor se despede das bancas

O centenário jornal Christian Science Monitor publicou sua última edição diária impressa na semana passada, adotando uma estratégia majoritariamente online, noticia Rodrique Ngowi [AP, 26/3/09]. O sítio terá mais atualizações, além de conteúdo em áudio e vídeo. O editor John Yemma espera que estas mudanças ajudem o jornal a aumentar sua receita anual – hoje […]

Folha de S. Paulo

TELEVISÃODaniel Castro Para Marcelo Tas, jornalista que faz propaganda é antiético ‘Apresentador do ‘CQC’, da Band, o multimídia Marcelo Tas, 49, se viu no centro de uma polêmica, há dez dias, quando o jornal norte-americano ‘The Wall Street Journal’ revelou que ele, com sua ‘mistura de humor e jornalismo’, tornou-se uma celebridade no Twitter, rede […]

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘Os tempos são terríveis para os jornais impressos nos EUA e na Europa. A crise econômica acelerou o desgaste do modelo econômico dessa indústria nos países centrais do capitalismo e os efeitos são visíveis.Na sexta-feira, circulou a última edição em papel do centenário e excelente ‘Christian Science Monitor’. Na quinta, o ‘New York Times’ anunciou […]

ANJ critica decisão contra jornal de Minas

Leia abaixo a seleção de segunda-feira para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Segunda-feira, 30 de março de 2009   REPÚDIOPaulo Peixoto Entidade critica decisão contra jornal de Minas ‘A ANJ (Associação Nacional de Jornais) divulgou nota ‘repudiando veementemente’ o que considerou ter sido um ‘atentado à liberdade a pretexto de direito […]

Relação de causas e conseqüências na economia e na imprensa

Há cerca de um ano e meio atrás, enviei um artigo que o Observatório da Imprensa não publicou. Tratava da idéia, difundida na imprensa, de que a crise econômica internacional que então crescia tinha como causa o problema no setor imobiliário norte-americano. A idéia principal do artigo era que havia aí um erro na consideração […]

A manada virtual

Teoricamente, a internet veio para elucidar, clarear as idéias, certo? Nem tanto. Na prática, a profusão de informações e idéias pode ser contraproducente, como efeito colateral de uma revolução eminentemente quantitativa, em que recursos como a velocidade de informações e a interatividade são os maiores atrativos. Nesse aspecto, tudo indica que os meios tradicionais de […]

Acertos e desacertos no processo de implantação

Passado pouco mais de um ano de seu lançamento, a TV digital atinge 46% da população. No entanto, o percentual de brasileiros que aderiram à tecnologia é ainda insignificante: apenas 645 mil usuários, até dezembro de 2008. A falta de esclarecimento e conteúdos atrativos para a população, incentivos para as indústrias, definições para a interatividade […]