Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 654

Autorreferencialidade, estratégia mensurável?

“Olha, leitor, o que a nossa equipe faz por você.” A frase é singela, mas esse é o espírito do conceito de autorreferencialidade: atrair a atenção do cidadão através da estratégia de apresentar-lhe os bastidores da notícia. É como trazê-lo para dentro de casa e confiar-lhe os segredos da produção de uma notícia, de um […]

Nos EUA, web vira aliada da TV

A internet supostamente deveria ser ruim para os negócios das emissoras de TV. Esperava-se que o conteúdo online gratuito roubasse as atenções das emissoras de TV, privando-as de suas bases de anunciantes, e as operadoras de TV paga perderiam assinantes. Mas a televisão não seguiu o mesmo caminho da indústria da música, que foi dizimada […]

Barricadas radiofônicas

A renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, deixa o país perplexo. João Goulart, o vice-presidente eleito, está em viagem oficial à China. Os militares não aceitam a posse do vice e anunciam que prenderiam Goulart quando desembarcasse no Brasil. O golpe está armado. Em Porto Alegre, o governador Leonel Brizola (1922-2004) […]

Diretrizes não alteram modo de fazer jornalismo

O maior grupo de comunicação do país, as Organizações Globo, anunciou no último final de semana o que chama de seus princípios editoriais. O documento sintetiza as diretrizes jornalísticas que orientam os veículos do conglomerado na TV, rádio, jornais, revistas e internet, e está sendo amplamente divulgado nesses meios. Mas onde está a novidade? Está […]