Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 692

A importância da independência do repórter

Os avanços alcançados nas tecnologias da informação abriram um leque extraordinário de ferramentas e oportunidades para que os cidadãos se agrupem em torno da defesa de ideias que causam impacto na sociedade em geral – o que é, para dizer o mínimo, legítimo. Ferramentas como o Facebook ou o Twitter não formam uma revolução espontânea […]

Por dentro do octógono

É verdade: gosto não se discute. Mas é preciso deixar claro que a transmissão, cada vez mais crescente, de lutas de MMA (Mixed Martial Arts, em português, Artes Marciais Mistas) na programação da TV aberta não pode ser justificada pelo desejo do público. A exibição tem um só motivo: receita publicitária, que gera lucros e […]

Projeto resgata momentos importantes do jornalismo americano

O Workshop de Reportagem Investigativa da American University, em Washington, lançou um projeto de história visual online para relembrar alguns dos momentos mais significativos da história do jornalismo investigativo dos EUA. O site Investigating Power é coordenado pelo professor Charles Lewis, ex-produtor do programa 60 Minutes, da CBS. Dentre os colaboradores estão os jornalistas Carl […]

Novo ministro: revista serviu bicheiro

O novo ministro do Trabalho, deputado federal Brizola Neto, autor do blogue Tijolaço (alusão às colunas de matéria paga que seu avô, Leonel Brizola, publicava em jornais cariocas), faz gravíssimas acusações à Veja, que defende com grande empenho a presidente Dilma Rousseff.   “Qualquer jornalista sabe a diferença entre receber informações de um bicheiro sobre […]

O samba do afrodescendente insano

O lendário jornalista Júlio de Mesquita Filho costumava usar palavras pouco conhecidas em seus textos, normalmente eruditos e muito bem cuidados. Um dos editorialistas mais próximos a ele, Miguel Urbano Rodrigues, estudioso e culto (hoje virou político e está no Partido Comunista Português), grande consumidor de bons livros, reclamava: “O leitor não vai entender”. A […]

As capas médicas da revista Veja

A propaganda médica sofre inúmeras restrições, tanto na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quando dos próprios conselhos de medicina. É um risco para a saúde pública, por induzir ao aumento desmedido do consumo de medicamentos, muitas vezes sem a devida prescrição médica e, algumas vezes, podendo afetar a saúde do público. No entanto, algumas […]

Suzana Singer

“Uma parte considerável do noticiário é alimentada diariamente por ‘especialistas’: de juristas a baristas, eles são ouvidos para comentar os últimos fatos, dar dicas ou fornecer dados de pesquisas. Nada contra, desde que se mantenha um certo distanciamento crítico. Três exemplos recentes da Folha mostram que isso nem sempre tem acontecido. Na última sexta-feira-13, o […]

Mais uma jornalista assassinada

O governo do estado mexicano de Veracruz pediu no domingo (29/4) a colaboração da Procuradoria Geral da República (PGR) nas investigações sobre o assassinato da jornalista Regina Martínez, correspondente da revista Proceso. O promotor estadual Amadeo Flores Espinosa, que também pediu ajuda às comissões Nacional e Estadual de Direitos Humanos, indicou que foi integrada uma […]

Museu do jornalismo lança galeria para novas mídias

O Newseum, museu em Washington dedicado ao jornalismo, inaugurou na semana passada uma galeria voltada às novas mídias e às histórias moldadas pela cultura online. A HP New Media Gallery, patrocinada pela Hewlett-Packard, é a primeira seção permanente adicionada desde a inauguração do museu, em 2008. No site do Newseum, a galeria é definida como […]

Redes sociais e democracia

Como muitos egípcios, Ramy Nagy ficou sabendo do levante contra Hosni Mubarak e seu regime pelo Facebook e pelo Twitter. Empresário de internet nascido no Cairo, Nagy toca uma empresa de compartilhamento de vídeo em língua árabe, Medeo, cujo site foi repentinamente inundado por vídeos de protestos contra o governo postados por egípcios munidos de […]

Ser honesto não basta: é preciso parecer

O que é mais importante para a população: um jogo de futebol ou informações sobre uma epidemia de dengue? Esta pergunta decorre da forma como os dois jornais mais lidos no Rio de Janeiro, O Globo e Extra, trataram estes dois temas nas suas primeiras páginas, na edição de 25 de abril de 2012. É […]

Paulo Rogério

“‘Tenho mais medo de três jornais do que de cem baionetas’ Napoleão Bonaparte, imperador francês A imprensa livre ainda incomoda muita gente. Que bom! A secretária regional do Centro, Luiza Perdigão, por exemplo, ficou indignada com matéria publicada quinta-feira, na editoria Fortaleza, que denuncia má conservação da Praça do Ferreira. A foto de moradores de […]

Boom na tiragem de jornais contrasta com países ocidentais

Enquanto a indústria jornalística vem se enfraquecendo e lutando com alternativas digitais nos países desenvolvidos do Ocidente, países asiáticos têm testemunhado um boom na tiragem paga de jornais impressos. A circulação paga na Ásia aumentou a um índice de 16% durante o período de 2006 a 2010, segundo o relatório World Press Trends de 2011, […]

De rede em rede, ficamos antissociais

Sou a favor das inovações tecnológicas, das extensões proporcionadas pelas redes telemáticas e principalmente da democracia existente nas redes sociais. Há algumas décadas, as formas de comunicação a distância, além da baixa qualidade, custavam caro, muito caro. Quem não se lembra do preço cobrado por uma linha telefônica? Nesse tempo, as fichas e os orelhões […]

Jornalismo em software

Falando no sábado (21/4) a um grupo de colegas de profissão no 13° Simpósio Internacional de Jornalismo Online, que ocorreu em Austin, no Texas, o repórter do Los Angeles Times Ben Welsh causou uma boa dose de desconforto. Faz três anos que ele vem automatizando a escrita de matérias. O leitor que piscar e reler […]

José Queirós

“Foi um pedido ines­pe­rado o que recebi há dias de um lei­tor devi­da­mente iden­ti­fi­cado, a quem cha­ma­rei aqui A.B. (ini­ci­ais fic­tí­cias). Pre­ten­dia esse lei­tor, e vinha por meu inter­mé­dio solicitá-lo à direc­ção do PÚBLICO, que ‘fosse reti­rada da Inter­net’ uma peça que reco­lhia decla­ra­ções por si pres­ta­das ao jor­nal, e publi­ca­das na edi­ção on line […]

O pós-Facebook

Com quase um bilhão de usuários, o Facebook parece inquebrável. Seus números são tão grandes que chegam a se confundir com os da própria Internet. Entrelaçado a praticamente tudo que é social no mundo eletrônico, ele se tornou uma plataforma de interação ampla, usada para fins tão variados quanto publicar fotos, trocar ideias, ler textos […]

New York Times Co. lança ferramenta de anúncios em redes sociais

O New York Times R&D Lab, laboratório de desenvolvimento de tecnologias da New York Times Company, passou os últimos seis anos e meio construindo o que seu presidente classifica de equivalente a “carros-conceito” (aqueles apresentados em grandes feiras para mostrar como as montadoras veem o futuro do automobilismo) para a mídia. Uma de suas criações […]