Algumas das mais prestigiadas cabeças da imprensa têm se empenhado, nos últimos dias, a uma articulada operação com o objetivo de desmoralizar o coletivo de produções culturais chamado Fora do Eixo e, como resultado indireto, demonizar o fenômeno de midiativismo conhecido como Mídia Ninja. Não se pode dizer que esse movimento seja organizado, da mesma […]
Edição: 759
Agora estão na pauta o vandalismo, a radicalização, o recurso fácil à baderna, o auê. No conjunto de perplexidades produzidas pelas jornadas de junho, a mais recente tem a ver com a drástica mudança ocorrida nos paradigmas das manifestações: há dois meses os protestos primavam pela forma pacífica, violência era exceção. Neste exato momento, o […]
Uma pequena nota publicada pela Folha de S. Paulo na edição de sexta-feira (16/8) reflete mais intensamente o impacto provocado pelo fenômeno da Mídia Ninjado que as centenas de páginas já produzidas por intelectuais de várias grandezas, jornalistas e curiosos, em jornais, revistas e nas redes sociais digitais. O texto em questão informa que o […]
A entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura) dada pelos integrantes do grupo de mídia alternativa Narrativas Independentes Jornalismo e Ação (Ninja), responsáveis pela transmissão das manifestações ao vivo via streaming, recolocou o jornalismo no centro do debate sobre o papel da imprensa na sociedade brasileira. O papel da imprensa me parece claro. Foi, é […]
Começou por uma venda devido a uma falência, em 1933, quando um empresário republicano, e confidente do presidente, se reinventou a si próprio como diretor de um jornal na capital da nação. Terminou com o anúncio de que seus descendentes haviam vendido o jornal a um mago da internet que vive no estado de Washington, […]
Em junho, quando os primeiros protestos exigindo o combate à corrupção e melhorias na qualidade dos serviços públicos começavam a tomar as ruas do país, a Lei de Acesso a Informações Públicas completava um ano em vigor. Ferramenta indispensável para a transparência e o controle social dos gastos governamentais, a lei ainda não contagiou a […]
Um exercício interessante na observação da imprensa é vasculhar velhos arquivos, com palavras-chave tiradas do noticiário atual. Esse exercício permite constatar, por exemplo, as diferenças de pesos e medidas aplicadas a notícias sobre temas assemelhados, que podem mudar conforme os protagonistas e segundo os interesses de cada veículo no período. O caso mais evidente é […]
A Semana da Pátria terá uma atração a mais este ano na capital paulista. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro (6ª.feira a domingo) acontece no Memorial da América Latina, Auditório Simon Bolivar (rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda), o II Salão Nacional do Jornalista Escritor, tendo como tema central O […]
Os jornais de quarta-feira (14/8) trazem reportagens sobre manifestação ocorrida no Rio, na véspera, na qual foi exigida uma explicação das autoridades para o caso do pedreiro Amarildo Dias de Souza, que desapareceu há um mês, após ser detido por policiais na favela da Rocinha. As imagens do ato de protesto ocorrido em frente à […]
É fácil dizer que as mudanças são boas, mas quando elas acontecem, é um choque. Foi assim para as centenas de empregados do Washington Post como eu, quando ouvimos o patrão, na segunda-feira (5/8), anunciar que estava vendendo o jornal. Para avaliar o que aconteceu esta semana, você tem que compreender como era pessoal a […]
O que é intrigante sobre Jeff Bezos, que comprou o Washington Post recentemente, não é o fato de ele ser do tipo digital e nem que possui muito dinheiro (apesar de ambos ajudarem), mas de ter se especializado, desde que fundou a Amazon, na visão a longo prazo. A empresa perdeu dinheiro por nove anos, […]
A lista de especulações dos motivos que levaram o bilionário criador da Amazon, Jeff Bezos, 49, a comprar o centenário jornal Washington Post não para de crescer. Para especialistas em mídia, Bezos quer entender como funciona a distribuição de informação “curta” pela rede, agora que já domina a de livros e de varejo em geral. […]
Marco final de uma era gloriosa da grande imprensa dos EUA, a venda do ‘Washington Post’ para Jeff Bezos é um desfecho a ser celebrado, e não lamentado, quando se consideram as alternativas que os jornais tradicionais enfrentam em todo o mundo na era da internet. A boa e importante notícia está no segundo parágrafo […]
O jornalista Ruy Fernando Barboza morreu, aos 70, na noite de sábado (10/8), em Florianópolis, após complicações de uma cirurgia para retirada da vesícula. O velório ocorreu ontem no cemitério do Araçá, em São Paulo, e o corpo deve ser cremado hoje. O jornalista era editor da revista “Retrato do Brasil” e se dividia entre […]
“‘Não acredito que exista um arauto da imparcialidade.’ Pablo Capilé, do Mídia Ninja O leitor razoavelmente conectado já deve ter se deparado com um tipo diferente de cobertura, difundida a partir de pessoas com equipamentos portáteis (telefones e pequenos computadores) de acesso ao vivo à internet. Na última quarta-feira, 7, O POVO registrou a atuação […]
[do release da editora] Receitas de sucesso e vidas guiadas por manuais midiáticos são tema do livro Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais (Educ/Fapesp), lançado em 13 de agosto, em São Paulo, pelo professor José Luiz Aidar Prado, do pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Na obra, aborda como tais dispositivos oferecem receitas para guiar os […]
Eram 21 horas de 30 de abril de 1981 quando uma bomba explodiu num dos carros que estava no estacionamento do pavilhão Riocentro, no Rio de Janeiro. O sargento Guilherme Pereira do Rosário, atingido em cheio, morreu na hora. O capitão Wilson Dias Machado, que estava ao lado dele, ficou gravemente ferido. Os dois militares […]
Ir na contramão do senso comum e das normas estabelecidas é característica de todo pensamento crítico. Mas quando se trata de avaliar iniciativas que, justamente, atuam ou pelo menos se declaram à contracorrente do “sistema”, parece que o sentido crítico se dilui, temeroso de ser apontado como cúmplice desse mesmo sistema que deseja combater. É […]
Em novembro de 2010, Tina Brown, do The Daily Beast, contou à sua equipe, de maneira animada, que o site iria fundir-se com a Newsweek. Na época, ela acreditava nas potenciais sinergias para anunciantes em todas as plataformas e prometeu produzir uma nova forma de jornalismo de revista, com o digital impulsionando o impresso, em […]
O New York Times não está à venda, disseram os proprietários do jornal, segundo o próprio NYT, depois de uma semana em que o Boston Globe e o Washington Post foram vendidos. “Será que a nossa família vai buscar vender o Times? A resposta é não”, disse o publisher Arthur Sulzberger Jr., que também é […]