Sunday, 15 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1305

Atletas britânicas ficam de fora de premiação esportiva da BBC

 

O vencedor do prêmio de Personalidade Esportiva do Ano da BBC será conhecido em dezembro, mas já é possível afirmar que será um homem. Na lista dos 10 finalistas divulgada esta semana, não havia nenhuma indicação feminina. Os nomes dos atletas foram escolhidos por editores de 30 publicações da mídia britânica nacional e regional. “A decisão não é nossa”, explicou uma porta-voz da BBC.

O resultado significa que a ginasta Beth Tweddle, vencedora pela terceira vez consecutiva do campeonato europeu de barras, e Sarah Stevenson, lutadora de taekwondo campeã mundial de 2010, não serão reconhecidas pela premiação. Em vez disso, concorrem o boxeador Amir Khan e o número 4 no tênis mundial, Andy Murray, que não tiveram vitórias significativas este ano.

Também ficaram de fora da lista campeãs mundiais como a triatleta Chrissie Wellington, a remadora Kath Grainger e as nadadoras Keri-Anne Payne e Rebecca Adlington. Em seu perfil no Twitter, Keri-Anne agradeceu as mensagens de apoio pela não indicação ao prêmio: “Muito obrigada pelos tweets! Não precisamos de prêmios, apenas do apoio do público britânico! Que as mensagens continuem! :)”. Já Chrissie foi mais crítica: “Nenhuma mulher na lista dos dez mais da @bbcspoty. Não é pessoal, mas sobre a necessidade de celebrar as conquistas de tantas atletas britânicas. Vergonhoso!”. Gail Emms, que ganhou medalha de prata em badminton nas Olimpíadas de 2004, escreveu: “Onde estão as nossas campeãs mundiais? @BeckAdlington @KeriannePayne @chrissiesmiles – tão irritante!”.

Tanni Grey-Thompson, medalhista de ouro no atletismo por 11 vezes em Paraolimpíadas, afirmou que a lista reforça a batalha das atletas pelo reconhecimento na mídia. “Basta olhar de onde as indicações vieram e isto mostra outro problema: apenas 2% da cobertura da mídia em esportes são destinados às mulheres”, afirmou.

Os indicados para este ano são Mark Cavendish (ciclismo), Darren Clarke (golfe), Alastair Cook (cricket), Luke Donald (golfe), Mo Farah (atletismo), Dai Greene (atletismo), Amir Khan (boxe), Rory McIlroy (golfe), Andy Murray (tênis) e Andrew Strauss (cricket). Informações de Matt Scott e John Ashdown [The Guardian, 28 e 29/11/11].