Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

EUA expulsam jornalistas estrangeiros

Pouco antes de o governo brasileiro ser alvo de polêmica por tencionar expulsar o repórter Larry Rohter, do New York Times, a organização Repórteres Sem Fronteiras acusava os EUA de restringir o acesso de jornalistas estrangeiros ao país.

A repórter free-lancer britânica Elena Lappin foi detida no aeroporto de Los Angeles no dia 3/5 por não ter um visto de jornalista. Após ter suas digitais impressas, ser interrogada, fotografada, algemada, e ficar um dia presa, ela foi mandada de volta à Europa. Dois outros repórteres teriam passado pela mesma situação em Nova York. Elena se disse surpresa com o ocorrido porque já entrara antes nos EUA sem o visto especial, que ela nem sabia que existia. ‘Fui tratada como uma criminosa’, reclamou.

A diretora da alfândega americana, Ana Hinojosa, explicou que a exigência de vistos específicos é determinada por regulamento de 1952, que voltou a ser seguido com rigor após os ataques terroristas de setembro de 2001. A porta-voz do departamento de imigração americano Virginia Kice diz que algemas e revista são procedimentos de rotina para todos os que são levados para a prisão nos EUA, já que não há como saber a predisposição de cada pessoa para agir violentamente. Com informações do Los Angeles Times [11/5/04].