Sunday, 16 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Comunique-se

TECNOLOGIA

Jornal O Globo lança versão para o iPad

‘O conteúdo do jornal O Globo já está disponível no recém lançado iPad, o leitor digital da Apple. Para garantir essa versão, o Globo Digital passou por adaptações, para que o usuário possa navegar entre as páginas, ampliar as matérias e fazer buscas pelo toque na tela.

‘Oferecer conteúdo do Globo no iPad está em linha com a nossa estratégia de entregar informação de qualidade em diferentes meios – seja no impresso, no online, ou mobile – e caracteriza nossa oferta de interatividade. O objetivo é que o leitor possa ter acesso às notícias e aos comentários dos nossos colunistas onde quer que esteja, da forma que escolher, no momento que preferir’, afirma Sandra Sanches, Diretora de Unidade O Globo.

A versão do Globo para o iPad foi patrocinada pela Fiat. O acesso é gratuito, mas por tempo limitado. Para acessar o conteúdo, o usuário deve se conectar a internet por rede sem fio (Wi-Fi), e digitar o endereço www.oglobo.com.br/ipad.’

 

PRESIDENTE

Governo Lula é aprovado por 92% dos jornalistas, diz pesquisa

‘O estudo ‘A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil’ mostra que o governo Lula tem aprovação de 92% dos profissionais de imprensa. A pesquisa foi realizada com 212 jornalistas de mais de 70 veículos distribuídos em 42 municípios de 23 estados.

Os entrevistados também avaliam que a imprensa faz uma cobertura justa do governo. Para 45% deles, a mídia é adequadamente crítica, contra 34% que a consideram complacente e 18%, crítica em excesso.

O estudo também avaliou a percepção dos jornalistas sobre a atuação do Congresso Nacional: 73% dos pesquisados consideram o trabalho desenvolvido pelos parlamentares como ruim ou muito ruim.

O levantamento avaliou o posicionamento político dos profissionais de imprensa do País. 52% declararam preferência pela esquerda ou centro-esquerda, contra 23% de centro e 12% de centro-direita ou direita. 13% preferiram não se posicionar.

O pertencimento a partidos políticos também foi questionado. Dentre os pesquisados, apenas 15% declararam identificação com alguma legenda. Destes, 48% identificam-se com o PT, 25% com o PSDB. A lista segue com PC do B, PSol, PDT, PMDB e PV.

Sobre a situação da imprensa, 74% dos pesquisados afirmaram que o jornalismo brasileiro está na direção correta. Entretanto, existem problemas a serem enfrentados. Os mais citados no estudo foram a baixa atenção dada a temas complexos, falta de contato dos jornalistas com seus públicos e a redução dos assuntos cobertos.

A pesquisa foi publicada na revista Comunicação & Política volume 27 e está disponível aqui.’

 

TELEVISÃO

Glória Maria estreia no Globo Repórter com matéria sobre Brunei

‘A jornalista Glória Maria volta à TV e marca sua estreia no programa Globo Repórter na próxima sexta-feira (09/04). Glória irá mostrar o sultanato de Brunei, localizado no sudoeste da Ásia. A reportagem mostrará curiosidades do país, com destaque para a política e a natureza do local.

A jornalista estava afastada da TV, por decisão própria, há dois anos. Para sua volta, Glória Maria pediu para entrar na equipe do Globo Repórter, onde deverá ficar até o final do primeiro semestre. Para a segunda metade do ano, os planos são outros: um programa só seu na Globo, mas a ideia ainda está sendo estudada, disse a jornalista em entrevista ao O Globo.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog