Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Primeiros canais de TV Digital são liberados


Leia abaixo os textos de terça-feira selecionados para a seção Entre Aspas.


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O Estado de S. Paulo


Terça-feira,10 de abril de 2007


TV DIGITAL
Gerusa Marques


Governo libera canais digitais para emissoras de São Paulo


‘O governo liberou ontem os primeiros canais digitais para dez emissoras de TV em São Paulo, entre elas a TV Globo, SBT, Record e Bandeirantes. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, que assinou ontem os contratos de consignação com os representantes das emissoras, disse que os testes já serão iniciados em julho. A transmissão comercial do sinal digital está prevista para dezembro.


Até agosto de 2016, quando completa o período de transição definido pelo governo, as emissoras terão de transmitir simultaneamente o sinal analógico e o sinal digital. O ministro informou que a partir do recebimento de canais as emissoras poderão encomendar os equipamentos digitais. Ele classificou a distribuição dos canais como o momento mais importante depois da assinatura do decreto, em agosto do ano passado, em que foram estabelecidas as regras para a implantação da TV digital no País.


Pelo cronograma do governo, até o fim do próximo ano os sinais de TV digital serão transmitidos também no Rio, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador. Nas demais capitais, a transmissão dos sinais digitais está prevista para até o fim de 2009. Costa lembrou que o BNDES já abriu linha de financiamento de R$ 1 bilhão para atender à transição do sistema analógico para o digital.


O modelo brasileiro de TV digital, definido no ano passado, tem como base o padrão tecnológico japonês, com algumas inovações de pesquisadores brasileiros. Os televisores digitais permitirão a transmissão em alta definição, com imagens cristalinas, de qualidade superior à de um DVD, e som estéreo. Esses aparelhos deverão chegar ao mercado no fim deste ano ou no início do ano que vem.


Além do televisor digital, a indústria brasileira vai produzir um equipamento de conversão de sinais digitais em analógicos, chamado set top box, que deverá chegar às prateleiras das lojas em meados do ano.


Esse aparelho, que é uma caixinha nas dimensões de um aparelho de DVD, permitirá que o telespectador continue usando o televisor atual, que ainda terá imagem analógica, mas de melhor qualidade. Também receberam os canais a TV Ômega (Rede TV), TV Cultura, Rede 21, Grupo Abril, Canal Brasileiro de Informação (CBI – MIX TV) e TV Gazeta.’


TV PÚBLICA
Alexandre Rodrigues


Franklin defende urgência para nova rede de TV


‘O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Franklin Martins, disse ontem que quer urgência na criação de uma rede pública de TV, principal projeto de sua pasta. Ao lado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, ele participou de uma reunião preparatória do I Fórum Nacional de TVs Públicas, que será promovido pelo Ministério da Cultura em maio.


Franklin afirmou que o governo precisa de ‘uma certa pressa’ para definir o projeto antes da completa transição para a TV digital no País, processo que será iniciado em dezembro. O ministro teme que o governo se perca em discussões sobre o formato e o papel da rede pública e deixe partir o que chamou de ‘último trem’.


‘É necessário entender que não temos todo o tempo do mundo. Temos um tempo para resolver isso, que é durante o processo de implantação da TV digital’, disse Franklin, diante da platéia de representantes de emissoras públicas, reunida no Palácio Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio. ‘Precisamos ter maturidade para não botar as nossas pequenas divergências na frente das nossas grandes convergências.’


Para Franklin, a polêmica que o anúncio do projeto gerou será superada: ‘Daqui a 15 anos vai ser óbvio que uma TV pública forte é um bem extraordinário para o País. ‘


O ministro repetirá o pedido de pressa hoje, diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reúne com ele, Gil, e os ministros Fernando Haddad (Educação), Hélio Costa (Comunicações) e Dilma Roussef (Casa Civil) para iniciar o projeto da rede de TV. Franklin quer concluir a proposta em 90 dias e enviá-la ao Congresso. ‘O presidente foi muito claro de que isso é uma decisão de governo.’


APOIO


Gil disse que seu ministério será um ‘colaborador de primeira ordem’ da agenda de Franklin, mas fez questão de reivindicar a discussão de um novo papel para a TV pública no Brasil. Lembrou, ainda, que os debates dos grupos temáticos que elaboram propostas para o I Fórum Nacional de TVs Públicas foram iniciados no ano passado. ‘A cultura da TV é questão do MinC’, destacou.


Ao final do evento, Franklin admitiu que as conclusões do fórum serão úteis ao projeto, mas avisou que isso não significa que o governo acatará todas. Os dois ministros não esconderam, ainda, que há divergências entre os ministérios envolvidos com o projeto, especialmente no de Comunicações.


‘Um debate de governo não é feito reunindo três ou quatro ministros numa sala e depois sai tudo prontinho. O debate é tumultuado, como é na sociedade’, salientou Franklin.’


AFEGANISTÃO
O Estado de S. Paulo


Jornais protestam e boicotam Taleban


‘Os meios de comunicação do Afeganistão decidiram ontem boicotar durante uma semana todas as informações vindas do Taleban, em protesto pelo assassinato do jornalista e tradutor Adjamal Naqshbandi anunciada no domingo. Ele era o tradutor do jornalista italiano Daniele Mastrogiacomo, que foi libertado pelos taleban. As rádios e emissoras de TV também farão dois minutos de silêncio em respeito a Naqshbandi.’


INTERNET
Marianna Aragão


Pequenas buscam seu mercado na internet


‘O comércio eletrônico brasileiro, que apresentou um crescimento de 76% nas vendas em 2006, não é território exclusivo das grandes varejistas. Seja como alternativa para entrar no mercado ou apenas como estratégia de negócio, muitas pequenas empresas estão optando por oferecer produtos e serviços na internet e assim, participar do bom momento que atravessa o comércio online no País.


Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), já existem 14,9 mil pequenas e médias companhias que vendem na internet. ‘Apesar de responderem por apenas 20% do movimento total de vendas, a quantidade de novos empreendedores na internet vem crescendo muito’, afirma o consultor da Câmara-e.net, Gastão Mattos.


Os motivos, para especialistas, são a popularização desse tipo de negócio no País e o preço reduzido dos serviços de criação de lojas virtuais. ‘Hoje, com R$ 200 por mês, o empresário pode implantar um sistema de venda eletrônica’, diz o diretor do instituto de pesquisa E-bit, Pedro Guasti.


Em 2005, o carioca Fábio Seixas gastou R$ 20 mil para abrir sua loja virtual, a Camiseteria. Segundo ele, com esse valor, seria impossível inaugurar a loja física. ‘A internet viabilizou nosso negócio.’ Menos de dois anos após o início das atividades, o site, que vende camisetas com estampas feitas por usuários, recebe 12 mil acessos por dia. As visitas se convertem na venda de 1,8 mil camisetas por mês e num faturamento mensal de R$ 100 mil.


Para o consultor em tecnologia da informação do Sebrae-SP, Jorge Rocha, o comércio eletrônico traz muitas vantagens para o microempresário. Entre elas, o investimento inicial reduzido e a possibilidade de se atingir um público maior. Mas essa forma de negócio também impõe desafios.


‘Tem de estar tudo funcionando direitinho. Caso contrário, pode ser desastroso’, diz Rocha. ‘Funcionar direitinho’, nesse caso, significa manter informatizados os sistemas de controle financeiro e de estoque, além de cuidar bem da logística de entrega.


O paulista Luis Fernando Donatti sentiu na pele os efeitos da falta de estrutura. Em 2001, começou a vender acessórios para carros e jipes por meio de um site que ele próprio criou e colocou no ar. As encomendas começaram tímidas: apenas uma ou duas por semana, enviadas por Sedex e cobradas por boleto bancário. Dois anos depois, chegavam a 40 por dia. O sistema do site não suportou e Donatti precisou tirá-lo do ar por alguns dias. ‘Não dava mais conta de cuidar do site, embalar os produtos e administrar a empresa sozinho.’


A saída foi contratar uma empresa especializada para implantar o sistema de ‘carrinho de compras’, que permite o pagamento por cartão de crédito. Também contratou 16 funcionários. Hoje, fatura R$ 2 milhões. ‘Tenho clientes até na Espanha e em Portugal.’


Outra alternativa que muitas empresas vêm usando para entrar no comércio eletrônico é mirar em nichos de mercado específicos. Segundo Pedro Guasti, da E-bit, o comércio de livros técnicos, tênis e perfumes importados e flores são algumas das áreas em que as pequenas são mais atuantes.’


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Tecnologia atrai, mas preço ainda assusta


‘De acordo com uma pesquisa feita pela fabricante de software Symantec em 2006, 99% das pequenas empresas no Brasil consideram importante ter seus computadores conectados à internet. O porcentual é o mais alto entre os países da América Latina que participaram do estudo – Chile, Argentina, Colômbia e México. Mas querer não é poder. Segundo o Sebrae, a internet é uma realidade para apenas 54% dos pequenos empresários.


A percepção de que as pequenas empresas querem aderir às tecnologias tem levado grandes companhias a explorar esse segmento de mercado. A Telefônica, por exemplo, lançou recentemente um pacote exclusivo para as pequenas, com computador, internet, softwares e suporte tecnológico, a partir de R$ 157 mensais. Segundo o diretor da Telefónica Internacional, Mariano de Beer, investir em serviços para esse segmento é estratégico. ‘O retorno vem depois: quando essas empresas crescem, nós também ganhamos.’ No próximo semestre, a operadora terá novos serviços para os pequenos empresários: eles terão a opção de incluir softwares de gestão e de treinamento de funcionários no pacote.


De acordo com o vice-presidente da Symantec para a América Latina, Wilson Grava, a empresa vai expandir os serviços oferecidos para as pequenas e médias empresas, que representam 67% dos negócios da companhia no Brasil, a partir do segundo semestre. O objetivo é oferecer preços diferenciados a essa clientela. ‘Os preços ainda são a grande barreira para as pequenas empresas’, afirma Grava.


Para o consultor de comércio eletrônico da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Mário Firmino, diferentemente das companhias de grande porte, o orçamento das pequenas não permite que elas invistam em novas tecnologias. ‘Por isso, é preciso oferecer um preço diferenciado.’ Em março, a ACSP lançou um serviço que funciona como um site de relacionamentos para microempresários. Por meio de uma assinatura mensal de R$ 60, eles podem vender seus produtos, cotar preços de fornecedores e divulgar serviços. Cerca de 50 mil micro e pequenas empresas já se cadastraram. ‘As pequenas querem se inserir nesse mercado. Só falta uma chance.’’


TV CULTURA
O Estado de S. Paulo


Eleição na TV Cultura será no dia 7


‘A assembléia do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) que elegeria o novo presidente da instituição ficou para o dia 7 de maio. O jornalista Paulo Markun deverá ser o candidato único, substituindo Marcos Mendonça, há três anos no cargo. Tradicionalmente, há reeleição na fundação, mas o governo manifestou-se contrário à recondução de Mendonça. No fim de semana, conselheiros manifestaram descontentamento com o processo sucessório, que pareceu pouco democrático. Paulo Markun, de 54 anos, tem 9 livros editados e é apresentador do programa Roda Viva, na mesma emissora, há 8 anos.’


INTERNET
O Estado de S. Paulo


Mídia impressa versus portais de informação


‘O editor-executivo do Estado, Daniel Piza, e a diretora de conteúdo do UOL, Márion Strecker, participam hoje, das 19h30 às 21h30, do debate Os Portais de Informação e os Jornais On Line no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651). O encontro terá mediação de Marcelo Tas e Marcelo Rubens Paiva. O evento integra o programa Cronicamente Viável, que ocorre sempre na segunda terça-feira de cada mês, com exceção de julho. O debate será veiculado nos sites Tv Uol e Cronicamenteviavel. Para assistir ao debate no CCBB, senhas devem ser retiradas com meia hora de antecedência.’


TELEVISÃO
Cristina Padiglione


Gracindo Jr. filma a vida do pai


‘Roberto Carlos conta que um dia caminhava assim meio perdido pelos corredores da Rádio Nacional, em busca de brechas para sua música, quando deu de cara com Paulo Gracindo, então titular de um programa na emissora. O comunicador lhe abriu espaço. O Rei narra esse episódio para as câmeras de seu primeiro especial na TV Globo, em 1974, tendo ao lado aquele homem que lhe fora tão gentil no passado. Na ocasião, Paulo Gracindo recita para Roberto a letra de Não Quero Ver Você Triste.


Esta é uma das raridades garimpadas para o documentário que Gracindo Júnior vem dirigindo sobre o pai, com co-produção da Globo Filmes. Dois dos filhos do diretor, portanto netos do homenageado, integram a enxuta equipe – Daniela Duarte, que assina a produção, e Pedro Gracindo, na montagem. Embora o projeto tenha recebido aval para ser enquadrado em todas as leis de incentivos fiscais, o patrocínio ainda não apareceu.


Entre cenas de Quincas Berro d’Água, Odorico Paraguaçu, Primo Rico e Primo Pobre (com Brandão Filho), Tucão (Bandeira 2), Antenor (Os Ossos do Barão), João Maciel (O Casarão) ou de alguns dos 26 filmes de que participou (Terra em Transe entre eles), o documentário vem colhendo uma série de depoimentos, a começar por Fernanda Montenegro, que era iludida pelo bicheiro vivido por Paulo Gracindo no clássico A Falecida, filme da obra de Nelson Rodrigues. A lista inclui ainda Lima Duarte (aliás, o outro avô da produtora do filme, Daniela Duarte), mais Daniel Filho, Mauro Alencar (doutor em novelas) e José Wilker, só para citar alguns.


Muitas imagens vêm do Arquivo Nacional e do acervo da Globo. A idéia é contar a história da Comunicação no Brasil do século 20, por meio da vida de Paulo Gracindo (1911-1995).


entre-linhas


O Multishow escolheu uma nova data para estrear o Multishow ao Vivo – Ivete Sangalo no Maracanã, especial com show e making of da cantora. Será no dia 24, às 21h45.


Sábado, na reestréia do Comando Maluco, com Dedé Santana, o SBT ficou em segundo lugar das 14h15 às 15h15 , com média de 7 pontos de audiência. A Record teve 6 pontos e a Globo, 12.


O FX adia a estréia da segunda temporada da série Rescue me, que seria no dia 19. Ainda não há nova data definida. The Office e My Name Is Earl seguem com episódios inéditos.’


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Folha de S. Paulo


Terça-feira, 10 de abril de 2007


GOVERNO LULA
Folha de S. Paulo


Franklin diz que tem pressa em criar TV pública


‘Com a presença dos ministros Gilberto Gil (Cultura) e Franklin Martins (Comunicação Social), o Ministério da Cultura divulgou ontem, no Rio, o segundo caderno de debates produzido pelo 1º Fórum Nacional de TV’s Públicas, com propostas para o setor. Franklin afirmou que o governo tem pressa para constituição de uma TV pública. Ele disse que o anteprojeto de lei deve sair do papel em 90 dias.’


TODA MÍDIA
Nelson de Sá


A bolsa ou o dólar


‘Manchete da Folha Online ao meio-dia, ‘Bovespa bate recorde, enquanto o risco-país despenca para menor valor histórico’. Sete horas depois, encerrados os mercados, ‘Dólar atinge menor valor desde 2001, Bovespa registra recorde’. Em outros sites e portais, UOL, Terra e Estadão priorizaram a bolsa e o risco. Globo Online se restringiu ao dólar.


Valor Online e Gazeta.com.br, esta com manchete, priorizaram a bolsa. No exterior, fora das agências, o site do ‘Wall Street Journal’ noticiou só a Bovespa, com duas reportagens ao longo do dia.


A NOTA! A NOTA!


Ao fundo dos recordes, no registro da Folha Online, a Standard & Poor’s deu ‘indicação de que o país tem perspectivas positivas para melhorar sua classificação de risco’, a ansiada nota.


Em dois despachos da Dow Jones sobre a S&P, de Nova York e São Paulo, elogios aos fundamentos ‘sólidos’ que o novo PIB evidenciou e críticas aos ‘constrangimentos ao ambiente empresarial’, que o PIB também revelou.


Em tempo, em seu blog, Fernando Rodrigues avisou que a ‘Economist’, quinta, traz a economia do Brasil de reportagem central.


‘NÃO CONSIGO’


Não bastassem os recordes, outro dado fez manchetes. No site da ‘Gazeta Mercantil’, ‘Vendas crescem 6,4% na Páscoa’. Segundo técnicos da Serasa, também no Valor Online, a explicação é ‘a elevação da massa salarial real dos consumidores’.


Em tempo, no ‘Valor’ de ontem, Armínio Fraga lançou um novo fundo, com ‘US$ 1,1 bilhão para investimentos’ de infra-estrutura, energia etc. ‘Estamos muito animados, não consigo esconder’, diz o ex-BC. ‘Acredito que o Brasil está realmente abraçando o capitalismo e surgem muitas oportunidades.’


EUA VS. CHINA


Em destaque nos sites de ‘Wall Street Journal’, ‘Financial Times’, ‘New York Times’ e outros, ao longo do dia, a notícia de que os EUA voltaram a questionar a China, agora com processos por desrespeito a copyright em cinema, música etc. É a segunda carga dos EUA contra a China, em comércio, em uma semana.


ETANOL VS. CHINA


Na primeira página do ‘WSJ’ e nos ‘mais populares’ do site, ontem, a elevação nos preços das novas colheitas, ‘empurrando o custo dos alimentos mundialmente’. A razão, como alertou Fidel Castro, é a ‘nova demanda por biocombustíveis’. A China, segundo o enunciado, já ‘sente o aperto’.


FREI BETTO COM FIDEL


Na primeira página do ‘Granma’ e em destaque no site do jornal cubano, ontem, ‘Biocombustíveis: a opinião de Frei Betto’. No título do artigo crítico, reproduzido da Agência Latino-Americana de Informação, ‘Do Carnaval ao imenso canavial’. O texto ecoou na América Latina, por agências como Notimex.


MILHÕES


Com imagens de navios negreiros publicadas nos jornais da época (esq., de 1860), a BBC Brasil registra fatos como ‘o comércio era dominado por agentes baseados no Brasil e não em Portugal, na colônia e não na metrópole’. Eles levaram 12,5 milhões da África.


ESCRAVOS DO BRASIL


Em reportagens exclusivas, a BBC Brasil destacou que o ‘Brasil dominou o tráfico de escravos no mundo’, não a Inglaterra, que celebra no momento 200 anos do fim de seu comércio negreiro. Entre outras informações, ‘no ápice, o Brasil recebeu 775 mil crianças escravas’. São conclusões tiradas do ‘mais completo bando de dados já organizado’, de universidades dos EUA e da Inglaterra -e que está para entrar no ar com detalhes atualizados de milhares de ‘jornadas’. Segundo pesquisador, brasileiros detiveram a ‘hegemonia’ de 1501 a 1867.’


INTERNET
Folha de S. Paulo


CCBB faz debate sobre jornais na internet


‘Hoje, às 19h30, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza o debate ‘Os Portais de Informação e os Jornais Online’, com a presença dos jornalistas Daniel Piza, colunista do ‘Estado de S.Paulo’, e Márion Strecker, diretora de Conteúdo do UOL, com transmissão pela TV UOL -www.tvuol.uol.com.br. A entrada é gratuita. Senhas devem ser retiradas na bilheteria com meia hora de antecedência. O CCBB fica na r. Álvares Penteado, 112, no centro de São Paulo.’


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