Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Taíssa Stivanin

‘Após o mal-estar que envolveu a demissão do dramaturgo Doc Comparato do SBT – segundo a emissora, por justa causa -, o diretor do Núcleo de Teledramaturgia da emissora, Davi Grimberg, resolveu se manifestar. Ele respondeu a perguntas feitas pelo Estado, via e-mail, mas foi lacônico. ‘A saída dele é um assunto que diz respeito ao SBT.’

Grimberg alega que desde novembro, quando Doc iniciou o trabalho de adaptação livre da novela mexicana Os Ricos Também Choram, recebeu apenas um capítulo do folhetim. Doc disse que entregou dois. O dramaturgo recebeu a tarefa de supervisionar a adaptação da novela, originalmente exibida pela Televisa. ‘Infelizmente, esse único capítulo não fará parte da trama.’, disse Davi. ‘A novela será totalmente modificada em época, núcleo e personagens.’ Pela sinopse de Doc, a novela seria ambientada na década de 20.

Com a demissão, Marcos Lazarini assume a autoria do texto e até a próxima semana uma nova equipe de roteiristas será montada. As gravações começam no fim de abril. Na semana passada, o SBT cancelou uma entrevista coletiva, alegando que Grimberg estaria com problemas de saúde. Na verdade, o diretor passou mal após uma discussão acalorada com o dramaturgo.

Doc deixou o SBT na última sexta-feira, acompanhado de um segurança. Com uma câmera digital na mão, registrou tudo com o objetivo de ‘processar a casa.’ Os Ricos Também Choram deve estrear em junho, depois de Esmeralda.

Em tempo: nesta segunda-feira, às 21h25, estréia Xica da Silva, adquirida da extinta TV Manchete.’



REALITY SHOWS
Keila Jimenez

‘Zagallo comandará atração que revelará jovens craques’, copyright O Estado de S. Paulo, 23/03/05

‘A Band promete estrear no fim de maio um reality show sobre futebol. Ainda sem nome definido, o programa – uma co-produção da emissora com a produtora argentina RGB – terá ninguém mais do que o técnico Zagallo no comando, e patrocínio oficial da Nike.

A atração tem como objetivo revelar, entre os concorrentes, um jovem craque de futebol. É uma espécie de peneira – seletiva que acontece em clubes de futebol- em rede nacional. Na Itália o reality com boleiros já uma febre.

‘Serão mais ou menos dez episódios onde a intenção é revelar um verdadeiro Camisa 10’, fala o vice-presidente da emissora, Marcelo Parada. ‘Os concorrentes passarão por provas de habilidade, resistência, destreza e técnica. Um Camisa 10 tem de unir tudo isso.’

Parada não sabe ainda como funcionará o processo de eliminação dos candidatos a Ronaldinho da vez, mas, provavelmente, terá a participação do público.

‘Não fechamos ainda o número de participantes, mas logos estaremos abrindo as inscrições’, fala o executivo. ‘A idéia é recrutar jovens com idades entre 14 e 16 anos.’

Além de comandar o programa, Zagallo dará conselhos aos jovens jogadores. ‘A escolha do Zagallo foi nossa, ninguém melhor do que ele para essa missão’, fala Parada. ‘O prêmio para o vencedor será provavelmente uma vaga no juvenil de um grande time, estamos negociando isso ainda.’’



TV PAGA / MERCADO
Daniel Castro

‘TV paga cresce 7% e chega a 3,8 milhões’, copyright Folha de S. Paulo, 28/03/05

‘A TV paga brasileira conquistou 251.670 novos assinantes em 2004 e fechou o ano com um crescimento de 7,1%, o maior desde 2000. O setor atingiu 3.785.122 domicílios, segundo levantamento da empresa PTS Survey, que será distribuído nesta semana às operadoras de TV paga.

Desde 2000, quando cresceu 16,7%, a TV paga estava estagnada. Em 2002, chegou a registrar queda de 2,8% em sua base de assinantes. No final de 2003 tinha menos clientes do que em 2001.

O crescimento da TV paga no ano passado foi alavancado pelas operadoras de DTH (via satélite). Segundo a PTS, a Sky cresceu 12,9%, e DirecTV, 10%. Isso indica que o setor conquistou novos assinantes em locais sem cabo.

As operadoras de cabo registram crescimento de 5,9%. A Net, maior operadora do país, divulgou na semana passada um crescimento em 2004 de 4,9%, atingindo 1,419 milhão de assinantes. O MMDS (outra tecnologia da TV paga, com transmissão via microondas) cresceu 1,3%.

Segundo a PTS, a TVA, uma das grandes operadoras, teve um incremento de assinantes de 3,3%.

O mercado de TV paga continua dominado pela Net e Sky, que têm participações acionárias do grupo Globo. São delas 63% dos assinantes. As operadoras associadas à Neo-TV (como TVA e Vivax) têm 23% do mercado. E as ‘independentes’, que incluem a DirecTV, possuem 14%.

OUTRO CANAL

Ilustre Os humoristas do ‘Casseta & Planeta Urgente’ querem que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participe do programa neste ano. Segundo Claudio Manoel, um dos cassetas, já foram feitas sondagens, mas o convite ainda não foi oficializado.

Sem tela 1 Diretor de ‘Hoje É Dia de Maria’, Luiz Fernando Carvalho decidiu recusar o convite da Globo Filmes para fazer uma versão para o cinema da microssérie exibida pela Globo em janeiro.

Sem tela 2 ‘Concluí que a redução das 6 horas e meia da microssérie para os 90 minutos de um filme prejudicaria a estrutura da história e a narrativa. Reafirmo então o que sempre senti: não acredito em uma única linguagem capaz de se realizar plenamente e ao mesmo tempo em dois veículos tão diferentes’, diz Carvalho.

Bis Os telespectadores da Globo, no entanto, terão uma segunda temporada de ‘Hoje É Dia de Maria’, com quatro episódios, em outubro. Os ensaios começam em maio e as gravações, em julho.

Padrão A Record acaba de adquirir dois softwares da Orad. Um deles produz grafismos em três dimensões como os que a Globo usa no futebol para informar placar, trocas de jogadores e gols em outros jogos em andamento. Vai estreá-lo no Campeonato Brasileiro. O outro software ‘fabrica’ cenários virtuais.’



LESBIANISMO NA TV
Daniel Castro

‘Seriado lésbico chega ao Brasil em julho’, copyright Folha de S. Paulo, 27/03/05

‘‘The L Word’, aclamado primeiro seriado lésbico explítico, será exibido no Brasil a partir de julho, pelo canal Warner Channel, que está nos pacotes básicos de quase todas as operadoras.

A informação foi confirmada à Folha por Michael Spinelle, diretor-geral do Warner Channel para a América Latina.

A série é o equivalente à versão lésbica do gay ‘Os Assumidos’ (‘Queer As Folk’). Tem mulheres se beijando no banheiro, nus frontais e cenas de atos sexuais que só não mostram as genitálias, mas tem também mais drama.

A trama é a do cotidiano de um grupo de amigas lésbicas em Los Angeles. Começa quando Jenny (Mia Kirshner) se muda para a cidade com o namorado. Numa festa, ela conhece a protagonista Bette (Jeniffer Beals, que fez ‘Flashdance’) e sua companheira Tina. Jenny descobre que é bissexual.

Homens são coadjuvantes na história, que gira em torno de dez personagens femininas.

‘The L Word’ é muito elogiada por retratar o lesbianismo sem estereótipos. Vange Leonel, da coluna ‘GLS’, da Revista da Folha, acompanha a série e identifica nela sete tipos de lésbicas, da ‘professional lesbian’ (uma curadora de museu) à masculinizada, passando por uma tenista que ‘sai do armário’. Algumas são cômicas.

A série estreou nos EUA, no canal Showtime, em janeiro do ano passado. Virou sucesso e já está em sua segunda temporada.

OUTRO CANAL

Laço 1 Na contramão da novela ‘América’, o cantor Chico César está lançando um CD de duas faixas em que critica ferozmente os rodeios. Uma das músicas é ‘Odeio Rodeio’, com participação de Rita Lee, que bombardeia também os músicos sertanejos.

Laço 2 Chico César, no entanto, mudou a letra que gravou da que executa em shows. Nos shows, havia um trecho assim: ‘A calça apertada/ A loura suada/ Aquele poeirão/ A Sandy cantando’. No CD, o nome de Sandy sumiu. Deu lugar a ‘dupla’. A assessoria do cantor diz que a letra original nunca teve ‘Sandy’ e que o objetivo é criticar a indústria fonográfica, e não os sertanejos.

Futurismo O ‘Caldeirão do Huck’ do dia 30 de abril, comemorativo aos 40 anos da Globo, trará uma encenação cômica em que Luciano Huck e Angélica aparecerão com 40 anos a mais, com direito a netinhos e comerciais de produtos do futuro.

Timón O ‘Casseta & Planeta Urgente!’, que volta ao ar dia 5, vai fazer humor com a parceria Corinthians/MSI. O Tabajara FC, time perna-de-pau do humorístico, fará um acordo com um ‘milionário araquiano’, dono de uma ‘lavanderia’ (a Lavamoney) e contrata craques portenhos, como o goleiro Juan Manoel Franguio e o técnico Passaralho.’