Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Veterano vai comandar desmembramento da Time

A Time Warner escolheu Joe Ripp, de 62 anos, um ex-diretor de finanças da Time Inc., da Time Warner e da AOL, para liderar a planejada operação de desmembramento de sua unidade de revistas Time Inc. Ripp, que vai substituir Laura Lang como executivo-chefe da Time Inc. em setembro, estava entre os oito ex-executivos da AOL Time Warner que em 2008 foram acusados pela Securities and Exchange Commission (SEC) de inflar as receitas de publicidade online em mais de US$ 1 bilhão. O executivo fechou um acordo com a SEC em 2011, pagando US$ 150 mil, mas sem admissão de erro. “Eu fui o denunciante”, declarou Ripp ao Financial Times. Ele disse ter sido elogiado pelo Departamento de Justiça dos EUA como um dos “mocinhos” do caso e afirmou que a SEC tinha retirado a maior parte das acusações.

Pessoas da equipe temem que o desmembramento, previsto para o fim do ano, deixe a Time Inc. afogada em dívidas, mas Ripp disse que o balanço geral da companhia dará a ele condições de investir no negócio. A Time Warner Cable e a AOL, ambas resultados de desmembramentos feitos desde que Jeff Bewkes tornou-se executivo-chefe da Time Warner, têm sido bem-sucedidas, disse Ripp. “E eu garanto que Jeff quer que a Time Inc. tenha sucesso”, afirmou.

A companhia resultante do desmembramento – que vai unir títulos da Time Inc como Fortune, People e Sports Illustrated com a britânica IPC Media, controlada pela Time – terá marcas, recursos e um modelo de assinatura que vão causar inveja a companhias menores, disse Ripp.

******

Andrew Edgecliffe-Johnson e Emily Steel, do Financial Times, de Nova York