Wednesday, 15 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Cliente olho por olho, mercado dente por dente

Há bem pouco tempo, nossos meios de comunicação se resumiam a umas duas ou três emissoras de TV aberta e mais uns dois ou três jornais impressos e a nossa estação de rádio favorita. Os que ouvem FM achando que as AM não tinham audiência e vice-versa. Aí veio a internet, a interatividade, os blogs e hoje cada um pode ser dono de seu próprio veículo de comunicação. O blog de fulano. O mundo de beltrano. Então, a gente diz que comunicação é também relacionamento, é estar próximo e a internet nos apresenta ao Orkut, Facebook, Twitter. As emissoras de TV se multiplicaram. São abertas, fechadas, interativas, digitais, analógicas, tem para todo gosto. Tem de todo tipo.

Certamente tem gente querendo saber onde se pretende chegar com tudo isso e eu repondo: na mais das tradicionais formas de comunicação dos tempos: o tête-à-tête. Cara a cara. Na personalização da comunicação. Na anti-controle remoto e a favor de uma comunicação plena, sem ruídos, sem intervenção, em prol do livre comércio. Então, aconteceu a segmentação, a customização da comunicação mercadológica e, com ela, o no-break, o infomercial e uma constante luta pela atenção da audiência, e não apenas por sua audiência propriamente dita.

Apresentação personalizada

As nomenclaturas também se multiplicaram e o que antes era marketing agora é de guerrilha, viral, institucional, político, esportivo… E os consumidores continuam os mesmos de sempre: em busca do melhor, do mais barato e do que os surpreenda mais. Seja através do humor, da interatividade, da sua própria participação no processo de comunicação: o consumidor manda. O mercado obedece.

Está no mercado quem aparece para o público que interessa. Interessa ao público quem tem algo para lhe oferecer: promoção, desconto, ou o simples ato do divertimento, da informação, uma novidade, um diferencial ou simplesmente tudo isso, apresentado de forma diferente, atrativa, emotiva ou racional, mas sempre personalizada, olho no olho, para ganhar o mercado dente por dente.

******

Publicitário e profissional de marketing, Salvador, BA