Saturday, 18 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Dia da República

Incrível! Hoje [terça-feira, 15/11], nenhum site que visitei (UOL, Terra, Estadão, Folha) traz estampado na primeira página alusão ao feriado da proclamação da República. É o desprestígio total de um fato relevante na nossa história, principalmente nestes veículos muito visitados pelos jovens, que são o futuro desta República orgulhosamente tupiniquim (Rodolfo Santucci, médico, Itajaí, SC).

 

Denuncismo

Sobre o denuncismo, que algumas vezes é tratado nos programas do Observatório, lembro a denúncia feita contra Luiza Erundina, anos atrás, quando ela ainda era do PT, e que, somente após 10 anos teve sua inocência comprovada. Pergunto: onde anda a Erundina? Em que instância do Universo essas pessoas que fizeram a denúncia contra ela irão pagar? (Diógenes Soares de Brito, aposentado, Barra Mansa, RJ)

 

Parabéns, galera

Caro Alberto Dines, gostei muito de sua entrevista com a ombusdman Suzana Singer, da Folha de S.Paulo. Falar do trabalho desses profissionais é muito bom. Por incrível que pareça, isso só veio me fortalecer e constatar o que penso. Existe uma pequenina fatia de novos pensadores e articuladores intelectuais pronta para renovar o jornalismo no Brasil. Mas os grandes jornais não apostam, então vamos todos para a internet. Me coloco no meio. Nessa mesma terça em que assisti ao seu programa, estive na Feira do Livro de Porto Alegre, pois resido no sul, e assisti a uma palestra de Flavio Fachel, jornalista gaúcho da Globo que lançou um livro, deu dicas aos novos e pude metralhá-lo de perguntas – sobre muitas coisas que você esclareceu no seu programa. Foi ótimo para mim, há mais de 20 anos no jornalismo de esporte de ação. Coisa que muito calouro nem sabe que é uma segmentação muito rica. No momento, finalizo um livro sobre minhas resenhas esportivas e a década de 90. Agradeço aqui a oportunidade e continuo assíduo ao seu programa (Castro Pereira, jornalista, Porto Alegre, RS)