Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

O preconceito está no ar

Quando vi, pela internet, a peça publicitária da alemã Nívea Cosméticos, tive a impressão que meus olhos viam uma miragem. A iconografia (veja abaixo) mostra um homem negro, num estacionamento, com a mão direita segurando a cabeça de outro homem negro e olhando adiante. Junto à imagem, uma frase: Re-civilize yourself.

O absurdo é como uma empresa multinacional, presente em mais de 150 países – entre os quais o Brasil – permite a veiculação de uma publicidade como essa. Ela é totalmente desprovida de bom senso. É um atentado contra a dignidade da pessoa e seus direitos fundamentais. Diante de incontáveis protestos dos leitores, a empresa emitiu um comunicado de desculpas (18/9) através de seu Facebook.

O estrago está feito. O preconceito está no ar. Não é de hoje que os negros são alvo de campanhas publicitárias medíocres e maldosas. Essas propagandas têm como alvo reforçar e estigmatizar a imagem de inferioridade cultural e social de negros e afrodescendentes. Para eles, os negros são inferiores. Por isso, cabe ao cidadãos repensar se vale a pena continuar a usar os produtos da empresa. Podemos, também, enviar mensagens de repúdio no endereço eletrônico: www.nivea.com.br.

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[Ricardo Santos é jornalista e professor, São Paulo, SP]