Tuesday, 05 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1277

UFRRJ debate observatórios de mídia

(Foto: Divulgação)

No próximo dia 24, quinta-feira, das 16 às 19h, o curso de Jornalismo da UFRRJ realizará, como parte dos eventos de comemoração dos seus 10 anos, a mesa redonda: “Observatórios de Mídia: crítica, educação e cidadania”, na plataforma Zoom com transmissão pelo canal do projeto de extensão Observatório de Mídia do Curso de Jornalismo UFRRJ no YouTube.

O debate sobre o ecossistema comunicacional no qual estamos inseridos e a importância dos observatórios de mídia, como o Observatório da Imprensa, uma das formas mais conhecidas de crítica dos meios de comunicação, é fundamental. Além disso, é imperativo trazer à tona conceitos como Literacia Midiática, Educomunicação, sempre no âmbito dos direitos humanos e da cidadania.

Com a massificação da internet, ocorre também uma transformação nos fluxos comunicativos. Nesse contexto, cumpre voltar a atenção para a relevância do conhecimento sobre como acessar as informações corretamente, caminho que reduz e até elimina o risco da desinformação. Os observatórios de mídia têm, entre outras, as funções de monitorização dos veículos, bem como de seus profissionais, e de alfabetização midiática da sociedade.

A mesa será composta por Pedro Varoni, jornalista, editor do Observatório da Imprensa, e doutor em Linguística pela UFSCar e Cristiane Parente, jornalista, doutora em Comunicação pela Universidade do Minho, mestre em Educação pela UnB e em Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona. A mediação será de Ivana Barreto, jornalista, professora do curso de Jornalismo da UFRRJ, mestre e doutora em Literatura Brasileira (PUC-RJ). O evento tem o apoio na organização, arte e divulgação do aluno do curso de Jornalismo da Rural Pedro Henrique Cabo.

Os interessados em participar podem acessar a plataforma Zoom ou o canal do Observatório de Mídia Curso de Jornalismo UFRRJ.