Sexta-feira, 18 de julho de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 2025 - nº 1347

Jornal suíço deixa papel para ser só digital

(Foto: Simon/Pixabay)

Não é novidade, é uma tendência englobando toda imprensa escrita, mas a notícia teve espaço garantido nos jornais suíços, porque se trata de uma primeira transição importante do papel ao online no mundo do jornalismo do país.

Assim, o jornal Le Temps, editado em Genebra, dá grande destaque na página de Economia e Finanças à decisão da empresa proprietária do jornal 20 Minutes de renunciar à sua edição diária em papel, mantendo a partir de setembro apenas a edição online.

Embora se trate de um jornal de grandes tiragens e trilíngue, tem a particularidade de ser gratuito e ter o formato de um tablóide, colocado à disposição do público nas galerias, supermercados e nos pontos centrais de transporte coletivo. Pode também ser lido gratuitamente no celular ou no computador.

A quase totalidade dos jornais já podem ser lidos também online, com a vantagem de alguns permitirem aos seus assinantes o acesso à atualização dos textos já publicados e aos noticiários preparados para a próxima publicação em papel.

Cerca de 25% das pessoas confessam ter dificuldade para acessar no celular ou no computador o noticiário do dia. Esse percentual é bem maior, por volta de 45%, entre as pessoas com mais de 75 anos, acostumadas ao contato do papel e incapazes ou simplesmente desinteressadas de procurar numa tela online as informações diárias. Nisso a Suíça está em atraso com relação aos países nórdicos.

O jornal 20 minutes, cujo título sintetiza o tempo necessário para ser lido, mostrava a vontade dos editores, do grupo TX, de propor, em 1999, um jornal de leitura rápida e acessível, para ser lido no trajeto de casa ao trabalho ou numa pausa. Editado nos três idiomas suíços, alemão, francês e italiano, tem uma tiragem total de 500 mil exemplares. Paralelamente, o número de seus leitores online é calculado em 3 milhões.

A queda da renda proporcionada pelos anúncios publicitários vinha se acentuando nos últimos três anos, comprometendo o custo do papel, impressão e pessoal gráfico. Com a supressão dessas despesas haverá também a centralização de três redações, com uma centena de demissões, incluindo-se jornalistas contratados e colaboradores.

Num futuro próximo, essa opção pela versão online desse tablóide suíço acabará sendo adotada por muitos jornais, com o envelhecimento de seus leitores tradicionais. Mesmo porque a tendência dos jovens leitores será utilizar a versão digital, além de ser a mais ecológica, já que sem o uso do papel muitas árvores deixarão de ser sacrificadas.

O pesquisador Linards Udris, da Universidade de Zurique, afirma não ser grave o fim do 20 Minutes em papel. “Depois de uma pesquisa na Suíça alemã entre leitores do jornal, apenas 11% declararam ler o 20 Minutes em papel. Os demais já se habituaram a ler online”, afirmou.

De acordo com o pesquisador, 20 Minutes é um jornal popular sobre as atualidades, lido por um público apressado e não exigente.

Algumas referências:

https://www.letemps.ch/economie/fin-de-l-edition-papier-de-20-minutes-le-nouveau-coup-de-canif-de-tx-group-dans-la-presse-suisse

https://www.tdg.ch/20-minutes-abandon-de-ledition-papier-fin-2025-en-suisse-939279376681

https://www.letemps.ch/cyber/en-suisse-l-illettrisme-numerique-fait-des-ravages-un-tiers-de-la-population-est-largue

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Rui Martins é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu “Dinheiro Sujo da Corrupção”, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, “A Rebelião Romântica da Jovem Guarda”, em 1966. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.