Friday, 12 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

América solta o verbo

O sítio Medios y Libertad de Expresión en las Americas é uma iniciativa que visa a tornar público o conhecimento do direito de livre expressão em sociedades democráticas. ‘Dessa forma, a própria população poderá assistir jornalistas, apoiando, defendendo e sustentando a imprensa livre nas Américas’, diz o sítio em sua abertura.

Sediada em Washington DC, a equipe do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) responsável pelo novo sítio trata da mídia em todo o continente americano. Todo o conteúdo é em língua espanhola.

Entre notícias, calendário de eventos, links de entidades congêneres e material para defesa da liberdade de imprensa, o sítio apresenta o que apelidou de ‘saldo mortal’. Trata-se de um berrante quadro no qual é registrado o número de jornalistas mortos na América durante o ano corrente.

Neste ano, até 3 de outubro, 15 profissionais haviam contribuído para elevar o placar. A iniciativa é um protesto contra a atual situação do jornalismo na região, segundo o sítio uma das áreas mais perigosas do mundo para o exercício da profissão. Entre as vítimas citadas está Mario Coelho de Almeida, diretor da revista A Verdade, assassinado em Magé, no estado do Rio de Janeiro, em 16 de agosto último.

As violações à liberdade de expressão da América Latina são incontáveis e remetem à lembrança de leis e obstáculos criados por governos militares a fim de calar a imprensa. O ICFJ, através deste novo sítio, busca justamente debater as legislações e as limitações à livre expressão. Durante três anos – começando em 2000 – haverá conferências em um seminário que recebe o mesmo nome do sítio.