Monday, 14 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1309

Funcionários do Guardian ameaçam greve

Funcionários do diário britânico The Guardian ameaçaram entrar em greve depois de não conseguirem um acordo com a administração do jornal sobre pedido de aumento de salário e melhorias de condições de trabalho. Em um encontro obrigatório de membros do Sindicato Nacional de Jornalistas, o sindicato local rejeitou a oferta da administração de um aumento de 3% no salário para nivelar as remunerações entre funcionários do jornal impresso e da versão online. Os membros haviam pedido aumento de 4% e também votaram contra uma maior integração do jornal e sítio sem negociação prévia com o sindicato. O sindicato local afirmou que, se suas demandas não fossem satisfeitas, faria uma votação secreta para decidir se os funcionários entrariam em greve. “Estamos obviamente desapontados porque pensamos que as nossas energias poderiam ser gastas trazendo o Guardian à era digital e lutando contra a competição”, afirma o editor-chefe Chris Elliott. “No entanto, somos uma organização democrática e vamos continuar disponíveis para conversas”. Informações de Steve Busfield [The Guardian, 7/9/06].



Katie Couric estréia como âncora da CBS

A tão esperada estréia da apresentadora Katie Couric como âncora do Evening News, na rede americana CBS, aconteceu na semana passada (5/9), noticia David Bauer [AP, 5/9/06]. No “cardápio” da primeira noite, matérias que iam do Talibã à filha de Tom Cruise. A estréia de Katie é um momento importante para os telejornais noturnos das grandes redes abertas dos EUA, que recentemente se viram mergulhados em um período de transição e incerteza. Por duas décadas, telespectadores fiéis tiveram a companhia diária de três âncoras que se tornaram lendas da TV americana: Tom Brokaw, Peter Jennings e Dan Rather. Com a saída dos três, as redes tiveram que repensar o tradicional formato dos noticiários para atrair e reconquistar o público. Agora, Katie – o primeiro rosto feminino da emissora – irá competir com Brian Williams, da NBC, e Charles Gibson, da ABC. Segundo Bauer, ainda antes do primeiro comercial, ela mostrou sua disposição em tentar formatos e idéias novas.