Monday, 17 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Liberdade de extorsão

** Polícia desmantela três quadrilhas

** Pai mata filho a pauladas

** Bancos fecham hoje em Rondônia

Estas foram as manchetes dos três principais jornais diários de Rondônia – O Estadão do Norte, Folha de Rondônia e Diário da Amazônia – publicadas na quarta-feira (28/9).

As prisões do irmão e do cunhado do presidente da Assembléia Legislativa e o afastamento do próprio presidente da Casa, deputado Carlão Oliveira (sem partido porque foi expulso do PFL), recebeu uma pequena chamada na parte inferior da capa e, por incrível que posar parecer, a cobertura sobre o episódio nos três jornais é um release da própria Polícia Federal, que comandou as prisões a pedido do Ministério Público Federal.

O vice-presidente da Assembléia Legislativa é o deputado Kaká Mendonça, que está sendo ouvido pela Comissão de Ética por envolvimento com o esquema de laranjas e de tentativa de extorsão ao governador Ivo Cassol – trata-se do episódio das gravações que foram divulgadas com exclusividade no Fantástico há quase quatro meses.

O porquê de os jornais de Rondônia serem omissos diante do escândalo que aponta 23 dos 24 deputados estaduais envolvidos em falcatruas, conforme relatório da Polícia Federal, não é diferente da realidade de boa parte da imprensa regional nos estados da Região Norte do Brasil.

Esses veículos de comunicação se tornaram extensão das assessorias de imprensa oficiais, armas para transformar governantes em reféns com o intuito de alimentar um leque de empresas fraudulentas que estão saqueando os cofres públicos.

Estamos vivendo a Liberdade de Extorsão.

******

Jornalista