Sunday, 23 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

#Papoemrede discute jornalismo científico em São Paulo

(Foto: Divulgação)


No próximo dia 29, a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) realiza o primeiro #PapoEmRede – Os desafios de falar de ciência na era digital, com o objetivo de discutir as dificuldades e, principalmente, as oportunidades para levar a informação sobre ciência para públicos de toda as idades e níveis sócio-culturais.
A primeira mesa conta com a presença de Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, um jornalista que usa a internet para ensinar a ciência por trás das coisas do mundo; Ana Bonassa, doutora em ciências, e Laura Freitas, doutora em biociências, que usam o canal Nunca Vi 1 Cientista para popularizar e desmistificar a ciência; e Gabriel Alves, jornalista da Folha de S.Paulo que cobre ciência e tem o desafio de “competir” com a redes sociais para levar a notícia até os leitores.
O encontro finaliza com a aula sobre como abordar assuntos complexos na TV com o jornalista Álvaro Pereira Júnior, da Globo, que mostra ciência em suas reportagens no Fantástico.
O primeiro #PapoEmRede será a oportunidade para falar sobre a atuação da RedeComCiência nos últimos vinte meses e os planos para 2020.
Serviço:
#PapoEmRede nº 1: Os desafios de falar de ciência na era digital
29 de novembro de 2019, às 9h
Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni – IPEN
Av. Dr. Lineu Prestes, 2242 – Cidade Universitária, Butantã – São Paulo, SP
Inscrições no Sympla
PROGRAMAÇÃO:
9h45 – Dois anos de RedeComCiência: o que fizemos até agora e o que ainda vamos fazer
André Biernath (presidente da RedeComCiência)
10h15 – Mesa redonda – A divulgação da ciência na era dos meios digitais
Iberê Thenório (Manual do Mundo), Laura Freitas e Ana Bonassa (Nunca Vi 1 Cientista) e Gabriel Alves (Folha de S.Paulo), com mediação de Ana Paula Artaxo (Ipen)
11h15 – Conferência – Como falar de ciência para o grande público?
Álvaro Pereira Júnior (Fantástico, Rede Globo)