Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

ABI lança projeto contra a impunidade dos agressores

A associação Brasileira de Imprensa lançou no dia 20 de agosto o projeto SOS Jornalista cujo objetivo é denunciar a impunidade de crimes contra a vida e o exercício da atividade por profissionais da imprensa.

As denúncias de impunidade serão publicadas no site da ABI após uma investigação previa e em seguida a entidade cobrará providências das autoridades competentes como policia, justiça e ministério público.

O projeto surgiu do quadro alarmante da violência contra jornalistas no Brasil. Somente em 2015,  quatro profissionais de imprensa foram assassinados. Conforme levantamentos realizados pela Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj – outros 89 profissionais estão com suas vidas ameaçadas, sem qualquer proteção por parte do Estado.

O vice-presidente da ABI e presidente da Comissão de Liberdade de Expressão e Direitos Humanos da ABI, Paulo Jerônimo de Sousa, explica que a iniciativa é da ABI, mas a ideia é articular todas órgãos da categoria, como a Fenaj, o Movimento Viva Santiago, os sindicatos e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji),  além da parceria com o Ministério da Justiça.