Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Ellen Oléria é capa da primeira edição de revista para mulheres lésbicas

Primeira edição da revista Brejeiras. (Foto: Reprodução)

Foi lançada no Rio de Janeiro, a primeira edição da Revista Brejeiras. Idealizada por mulheres lésbicas, a publicação é resultado de um movimento cooperativo que procura ampliar os espaços de fala das mulheres lésbicas, trazendo-as para o centro do debate.

A primeira edição tem como proposta questionar o lugar ocupado pelas lésbicas no 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “Em que momento gritamos juntas e quando precisamos parar para nos ouvir?”, questionam as Brejeiras, cinco amigas que se reuniram no começo do ano (Camila Marins; Cristiane Furtado; Laila Maria; Luísa Tapajós e Roberta Cassiano). A primeira edição traz uma entrevista com a atriz e cantora Ellen Olléria. “Alguns grupos lutam para receber melhores salários, nós ainda lutamos para permanecermos vivas”, destacou Ellen.

De acordo com o editorial, “Brejeiras busca, em suas páginas, trocar experiências e salivas, ampliar imaginários e contatinhos, ocupar línguas e linguagens, revisitar os becos da memória, enfrentar apagamentos, construir resistências e dar visibilidade às lutas lésbicas”.

Na edição de estréia há, ainda, um bate-papo com a sambista Marina Iris, que fala sobre seu novo disco, ‘Sou Rueira’, a potência da mulher negra e os percalços de existir e resistir no mundo da música e no mundo inteiro. A primeira edição da Brejeiras tem também dicas culturais e astrológicas, quadrinhos e poesia.

A Revista Brejeiras custa R$ 10 e quem se interessar pode acessar um formulário na internet ou a página da publicação no Facebook.