Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Projeto resgata momentos importantes do jornalismo americano

O Workshop de Reportagem Investigativa da American University, em Washington, lançou um projeto de história visual online para relembrar alguns dos momentos mais significativos da história do jornalismo investigativo dos EUA.

O site Investigating Power é coordenado pelo professor Charles Lewis, ex-produtor do programa 60 Minutes, da CBS. Dentre os colaboradores estão os jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward, que revelaram o escândalo Watergate no Washington Post, na década de 70; Ben Bradlee e Dana Priest, ex-editor e ex-repórter do Post, respectivamente; e o jornalista e escritor Seymour Hersh. Ainda para o projeto, Lewis entrevistou os jornalistas Mike Wallace, legendário apresentador do 60 Minutes que morreu em abril, e o veterano Daniel Schorr, que foi correspondente da CBS em Moscou durante a Guerra Fria, morto em 2010.

Segundo os organizadores, o projeto examina seis áreas nas quais o jornalismo trouxe “verdade ao poder”: a era McCarthy, os Direitos Civis, a Guerra do Vietnã, o escândalo Watergate, os EUA pós-11/9 e o poder corporativo. Informações da Associated Press [26/4/12].