Mais de um quarto de editores de jornais locais no Reino Unido dizem já ter recebido ameaças de corte de verbas publicitárias por parte de órgãos governamentais insatisfeitos com a cobertura dos veículos. A organização Newspaper Society, dedicada à imprensa local, entrou em contato com todos os editores de jornais em seu banco de dados, e 37 deles responderam a uma pesquisa sobre liberdade de imprensa.
Destes 37, 27% disseram que algum órgão público já entrou em contato para dizer que suspenderia a publicidade governamental por conta de alguma matéria, questionamento ou a presença de um repórter em determinado evento. Dos ameaçados, 40% afirmaram que a ameaça foi cumprida. “Parece que o único objetivo destas autoridades é proteger suas reputações, em vez de nos fornecer informações que sejam úteis para o público. Geralmente, eles simplesmente não retornam nossos pedidos e esperam que nós desistamos”, comentou um editor.
Liberdade e regulação
Os editores também responderam à pergunta “Você acha que o Inquérito Leveson e os eventos ligados a ele afetaram a relação do seu jornal com os leitores?”: 49% disseram que sim; 46%, que não; e 5% não sabiam dizer.
“Há leitores – incluindo conselheiros locais, por exemplo – que não fazem uma distinção entre a imprensa nacional e a local, e desta forma nós temos sido tachados da mesma maneira”, afirmou um dos editores. Outro completou: “A proposta por um braço de mediação para qualquer novo regulador é um perigo claro e presente para o futuro da imprensa local, e é um caminho certo para advogados ganharem dinheiro às nossas custas”.
Diante da questão “Você acha que a atual estrutura legal e regulatória da imprensa tem um efeito positivo ou negativo na liberdade de imprensa?”, 43% responderam que tem um efeito negativo; 41%, nenhum efeito; e 16%, um efeito positivo.
“Esta pesquisa ilustra como a estrutura regulatória atual sobre a imprensa já tem um impacto negativo sobre a liberdade de imprensa, e a última coisa que precisamos agora é ser sujeitos a uma regulação ainda mais pesada”, afirmou Adrian Jeakings, presidente da organização.
Outros números da pesquisa:
** 57% dos editores usam o Twitter para cobrir eventos públicos
** 87% publicam vídeos online
** 37% costumam enviar diariamente um repórter para cobrir o tribunal local
** Em média, repórteres de jornais locais comparecem a entre seis e 15 reuniões de órgãos públicos por mês.
A pesquisa fez parte da Semana do Jornal Local, realizada na semana passada, que teve como tema deste ano a liberdade de imprensa.