Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Cinco dados sobre o Fox News Channel

Conservador e controverso, o Fox News Channel completou 17 anos em outubro de 2013 ocupando o posto de líder de audiência entre os canais de notícias dos EUA. Abaixo, cinco fatos sobre o canal que mudou o cenário do jornalismo na TV a cabo americana:

1. A Fox News foi bem crítica ao candidato democrata na última eleição presidencial, mas sua rival, a emissora liberal MSNBC, foi mais dura ainda com o candidato republicano.

Uma análise do Pew Research Analysismostrou que Barack Obama recebeu mais cobertura negativa do que positiva da Fox News. Porém, a MSNBC também realizou uma cobertura negativa do republicano Mitt Romney. De acordo com o relatório, 46% da cobertura da Fox relacionada a Barack Obama foi negativa, enquanto apenas 6% foi positiva. Já a MSNBC produziu uma cobertura ainda mais negativa de Romney: 71% das reportagens tiveram tom crítico ou negativo, contra apenas 3% positivo.

2. A audiência da Fox é mais ideológica do que a de seus rivais.

Sessenta por cento dos seus telespectadores se consideram conservadores, 23% dizem que são moderados e apenas 10% se consideram liberais, de acordo com uma pesquisa do PEW. Já em relação aos telespectadores da CNN, 32% se consideram conservadores, 30% moderados, 30% liberais. Na MSNBC, 32% se consideram conservadores, 23% moderados e 36% liberais.

3. Para as operadoras de cabo, é caro manter o canal em sua grade.

Para ter o canal, as operadoras de TV a cabo têm que pagar 89 centavos de dólar por mês por assinante para a Fox News. Boa parte das receitas dos canais a cabo vem das “taxas de licença” que eles recebem das companhias de cabo. A CNN, em comparação, recebe 57 centavos por assinante, e a MSNBC, 18 centavos.

4. Os gastos dentro da emissora também são altos.

Em 2009, a Fox ultrapassou a CNN como o canal de notícias que mais gasta durante o ano. Em 2012, foi estimadoque o canal gastou 820 milhões de dólares, desde salários de âncoras e repórteres até a conta de luz. Estima-se que na CNN os gastos tenham sido de 682 milhões de dólares e, na MSNBC, de 240 milhões de dólares.

5. A Fox ainda é líder em audiência, mas seu público já foi maior.

Mesmo tendo tido uma queda de 6% de audiência em 2013, o canal ainda lidera com folga. Com 1,7 milhão de telespectadores a cada tarde, o canal consegue números maiores do que os seus três rivais diretos, CNN, MSNBC e HLN, somados. Desde que ultrapassou a CNN em 2002, a Fox News nunca foi alcançada. Porém, desde 2009 o canal não cresce em audiência.